Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

SECA NO CEARÁ; 59 AÇUDES COM MENOS DE 10% DE SUA CAPACIDADE

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 23, 2014   Sem Comentários

O prognóstico sobre o período chuvoso de 2014 foi feito e as ações emergenciais para evitar um colapso de abastecimento anunciadas. Mais uma vez. 

Durante 11 anos (2003-2013), foram seis quadras chuvosas abaixo da média no Ceará, três apenas nos últimos quatro anos (ver quadro). Hoje, dos 144 açudes cearenses, 59 não têm sequer 10% de volume d’água. 


A distância entre a água e quem precisa dela pode até ser reduzida por adutoras e carros-pipa. Mas até quando, se diferente de anos anteriores, a sequência de seca não deu fôlego aos reservatórios do Estado?

Entre os 184 municípios do Estado, Fortaleza está livre de problemas com água, afirmam os órgãos de controle e monitoramento hídrico. 

Isso se explica pelo fato de o abastecimento ser oriundo de reservas como o Castanhão, que está com 39% de volume, e o açude Orós, com 49%. 

A possibilidade de racionamento é mínima, de acordo com o chefe de monitoramento de recursos hídricos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), André Mavignier. “Apenas em junho -após a quadra chuvosa - teremos uma previsão sobre a possibilidade de danos à Capital. Mas precisamos começar a economizar água”, orientou.

A recomendação de André já virou regra em algumas cidades do Interior. Na maioria, já não é mais nem opção. A paisagem de secura tem em seu cenário a diminuição visível e rápida dos açudes, o que desperta a preocupação sobre a vazão das adutoras emergenciais implantadas, que chegam a transferir até 62,5 litros de água por minuto. 

André reconheceu que os sistemas podem significar risco de esvaziar o que ainda se tem. “É uma solução rápida, porque para perfurar poços precisa achar um local e esperar que a água tenha qualidade. Corre o risco, mas se a gente não tirar, o sol faz isso pela evaporação”, frisou.

Açudes e adutoras

Em agosto do ano passado, as águas do açude Flor do Campo (município de Novo Oriente) passaram a ser transferidas para o açude Carnaubal, que abastece Crateús através de uma adutora emergencial. O reservatório que hoje socorre a cidade está com 3,9% dos 105 bilhões de litros que pode armazenar (hoje tem 4,1 bilhões). 

De acordo com dados do Portal Hidrológico do Ceará, em cinco meses, as perdas com a transferência de água e evaporação no Flor do Campo foram de 9 bilhões de litros. Nos períodos dos cinco meses anteriores à construção da adutora emergencial, o mesmo açude perdeu apenas 4,2 bilhões de litros.

Já o açude Carnaubal, beneficiado pela medida, foi aumentando de volume a partir de agosto (quando tinha 0,4% do total) e chegou a ter 3% do volume nos primeiros dias de outubro. Desde então, a água vem minguando. Até ontem, os dados apontam o nível de 1,6% para o reservatório. O que significa que hoje ele guarda 1,2 bilhão dos 80,6 bilhões que comporta.

Em maio de 2013, outra adutora passou a transportar 30,10 litros de água por segundo do açude Missi para a cidade de Amontada, a 157 km da Capital. Desde então, o volume do reservatório passou de 40,1% para 24,91%, conforme informações do Portal. Medida de urgência, as adutoras são sinônimo de alento para alguns municípios e alvo de robustos investimentos do poder público.

O prognóstico do período chuvoso do Ceará, entre fevereiro e abril, foi divulgado ontem. As chances de o Estado apresentar precipitações abaixo da média são de 40%.

Na categoria considerada média, a probabilidade é de 35%. Já quando consideramos as chances de ter um trimestre com chuvas acima da média, o percentual cai para apenas 25%.

Dos 144 açudes cearenses, 122 estão com volume inferior a 30%, 59 estão com menos de 10% e apenas um (o Gavião) tem volume superior a 90%.O POVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee