Falta prioridade na irrigação de plantios no Ceará. Quem acusa é o ex-secretário do Desenvolvimento Rural do governo
Tasso Jereissati, Pedro Sisnando. Para ele, a irrigação das águas do Ceará tem que ter prioridades necessárias para evitar o que, na opinião dele, seriam desvios que estariam acontecendo com o plantio de algumas culturas, principalmente nessa época de seca. Segundo Sisnando, a água é pouca e não está sendo bem aproveitada.
Ele acrescenta que os perímetros irrigados Tabuleiro de Russas e Acaráu estão em andamento, mas sem uma orientação certa para um planejamento adequado, ou seja, plantar o que mais necessita para evitar o que poderá ser deixado para mais adiante. “Percebo que hoje há plantios que não são essenciais para o objetivo da real sustentabilidade da agricultura”, alerta.
Ele acha que, no momento, não é prioritário fazer reflorestamento, pastos rotativos para pecuária, porque isso vai contaminar os projetos de irrigação. O ex-secretário reconhece que a fruticultura é importante na área de irrigação, mas ressalta a importância de deixar uma parte para produção de grãos, principalmente de milho, que irá abastecer a avicultura que cresce continuamente no Ceará.
Milho e algodão
Ainda com relação ao milho, ele disse que seria possível haver três safras em um ano com plantio de, no mínimo, dez mil hectares. Sisnando diz ainda que esse plantio poderia ser consorciado com algodão, que apoiaria a indústria têxtil em competição com a China, que está entrando com produtos sintéticos. “As prioridades na irrigação do Ceará estão erradas, precisando de conserto”, sugere.
Seca
Por fim, o ex-secretário reconhece que há uma seca muito grande no Ceará que está causando muitos problemas na agricultura, mas alerta que se algumas providências forem tomadas pelo governo estadual, a situação poderá ter uma melhora. “É necessário que o Governo do Estado faça num novo planejamento para que seja possível haver a sustentabilidade da agricultura do Ceará”, adverte. (com informações de Tarcísio Colares).
Pages
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Home
» FALTA PRIORIDADE NOS PROJETOS DE IRRIGAÇÃO,REVELA EX-SECRETÁRIOS
FALTA PRIORIDADE NOS PROJETOS DE IRRIGAÇÃO,REVELA EX-SECRETÁRIOS
Por ipuemfoco
Postado segunda-feira, janeiro 13, 2014
Sem Comentários
Sobre o autor
Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok
.
SUPERMERCADO GUSTAVO
IPUNET
FUNERÁRIA ITAURNAS
Reformar
J&G Hortifruti
Brisa da Serra
Ótica Gabriel
Hora Certa
Mundo Online
Postagens mais visitadas
-
A oposição deve tentar driblar a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) através da mudança nas regras da Lei da Ficha Limpa.
-
A prefeita Milena Damasceno entra para a história política de Ipu ao protagonizar um gesto inédito e de grande significado
-
Com todo o respeito que merece quem pensa diferentemente, mas grande parte da culpa pelo que acontece no Brasil de
-
Com a decisão da Justiça Eleitoral que tornou inelegível o principal líder político da oposição, um fato novo passou a movimentar intensamen...
-
O prefeito de Massapê, Ozires Pontes (PSDB), utilizou as
-
A poucos dias do 8 de janeiro, data que marca os atos anti-democráticos ocorridos em 2023, há uma expectativa no
-
Nos bastidores da base governista no Ceará, uma movimentação decisiva parece começar a ganhar corpo: o
-
O texto a seguir é de Roger Finger, head de Inovação da Positivo Tecnologia. Elaborado especialmente para esta
-
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou que o filho "01", o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), é o nome indicado
-
Uma declaração aparentemente despretensiosa do presidente

0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.