Pages

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

ELEIÇÕES 2014; LULA SE REÚNE COM EUNÍCIO OLIVEIRA E JOSÉ GUIMARÃES

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, janeiro 27, 2014   Sem Comentários

Preocupado com a indefinição do cenário eleitoral no Ceará, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai atuar nos bastidores para tentar conduzir um acordo entre as lideranças do Estado. 
Esta semana, ele se reúne - provavelmente em dias diferentes - com o senador Eunício Oliveira (PMDB) e com o deputado federal e vice-presidente do PT José Guimarães. Eunício pretende concorrer ao Governo do Estado. 

Guimarães deve ser o nome do PT na disputa pelo Senado, em acordo que envolve apoio ao Pros do governador Cid Gomes na sucessão estadual. 

Assim, a manutenção da aliança entre PT e PMDB fica cada vez mais difícil. Em entrevista a um jornal de Natal (RN) no fim de semana, o presidente nacional em exercício do PMDB, Valdir Raupp, admitiu que Ceará e Rio de Janeiro são os casos onde o entendimento entre as duas siglas é mais complicado. 

“São os dois Estados hoje onde entendemos que está tendo o maior gargalo, o maior problema”, disse Raupp.

Para tentar um acerto, Lula teria convidado Eunício para uma conversa ainda esta semana. Uma fonte peemedebista confirmou a informação a O POVO, mas disse que não há dia certo para o encontro. 

Eunício retornou ontem dos Estados Unidos e aguarda o chamado. Especulações sobre possível aliança entre ele e o ex-senador Tasso Jereissati (PSDB) teriam acelerado a entrada de Lula na articulação. Tasso é rival histórico do PT. Ele ainda não definiu se disputará a eleição para o Senado.

Guimarães também não confirmou o dia do encontro, mas garantiu que se reunirá com Lula esta semana. Segundo ele, o objetivo do ex-presidente é resolver os imbróglios nos principais estados e garantir um cenário mais tranquilo para a candidatura de Dilma. 

Apesar das dificuldades em manter a aliança, o deputado reafirma que o PT pretende estar junto com PMDB e Pros na eleição, por considerar que “não é correto espatifar o palanque no Estado”.

Prioridades

Na reunião de hoje, a Executiva deve ratificar candidatura própria do PT aos governos de pelo menos 11 estados. Cinco deles são tratados como prioridade, pela força política que representam e pelos votos que podem reproduzir na corrida pela presidência. 

São eles São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. “Se o PT fizer a estratégia de centrar forças nesses cinco, pra mim já resolve a disputa presidencial e é esse o empenho do Lula”, explica Guimarães.

O deputado defende ainda que o partido priorize as eleições para Câmara e Senado, a fim de aumentar a bancada. A meta é dobrar de quatro para oito o número de senadores petistas no Nordeste. O PT deve ter candidatos no Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Sergipe.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee