Pages

terça-feira, 24 de setembro de 2013

MÍDIA INTERNACIONAL CLASSIFICA DISCURSO DE DILMA DE CONTUNDENTE E ÁSPERO

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, setembro 24, 2013   Sem Comentários


                                 A presidente Dilma Roussef fala na abertura da Assembleia Geral da ONU, condenando duramente a espionagem por parte dos EUA Foto: Richard Drew / AP


Declaração da presidente na ONU foi a mais séria condenação diplomática à espionagem até agora.O forte discurso da presidente Dilma Rousseff contra a espionagem americana na Assembleia Geral da ONU foi destaque na maioria dos jornais internacionais nesta terça-feira. Para o jornal britânico “The Guardian”, Dilma foi contundente e fez um desabafo revoltado e direto ao presidente Barack Obama. O “New York Times” afirmou que a presidente usou palavras fortes. Para a correspondente da CNN, Dilma foi “áspera”.


Mesmo já esperada, a declaração da presidente na abertura do encontro, em Nova York, foi a mais séria condenação diplomática à espionagem até agora. Incisiva, ela rebateu o argumento de que o terrorismo poderia justificar monitoramento, como argumentaram os Estados Unidos, e classificou o ato de uma violação aos direitos humanos.

- O que temos diante de nós é um sério caso de violação dos direitos humanos e desrespeito à soberania. Jamais uma soberania pode firmar-se em detrimento de outra - declarou a presidente.

O jornal espanhol “El País” destacou que embora a presidente não tenha se referido diretamente aos EUA em qualquer parte de seu discurso, ela foi taxativa ao denunciar a espionagem como uma “afronta ao direito internacional e aos princípios que devem reger entre os Estados”. Para o argentino “El Nacional”, Dilma foi direta. “Sem rodeios e preâmbulos”, dedicou suas primeiras palavras à espionagem.

A presidente, que já adiou uma visita que faria à Casa Branca devido ao caso, afirmou que o programa de espionagem americano, revelado pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, fere o direito internacional. O programa foi revelado em reportagens de O GLOBO, “Guardian“ e “Washington Post”.

O discurso da presidente brasileira entrou ao vivo, em vídeo com tradução, na maioria dos sites americanos. Os canais CNN internacional e BBC World transmitiram boa parte do pronunciamento.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee