Pages

terça-feira, 23 de julho de 2013

JORNALISTAS SÃO DETIDOS EM PROTESTOS CONTRA GOVERNADOR SÉRGIO CABRAL

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, julho 23, 2013   1 Comentário

 :
 Dois repórteres do grupo de mídia alternativa "Ninja" (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação), Felipe Peçanha e Felipe Assis, foram detidos sob acusação de incitar a violência. O grupo transmite os protestos ao vivo, pela internet. Eles contaram com a defesa do vice-presidente da OAB-RJ, Ronaldo Cramer, para liberá-los no 9ª DP (Catete)

Dois jornalistas do grupo de mídia alternativa "Ninja" foram detidos ontem nos protestos contra o governador Sérgio Cabral. Os fotógrafos Marcelo Carnaval, de "O Globo", e Yasuyoshi Chiba, da AFP, também saíram feridos. Chiba alega que foi atingido por um PM, que teria desferido golpes de cassetete em sua cabeça.

Os jornalistas do "Ninja" (Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação) Felipe Peçanha e Felipe Assis foram detidos sob acusação de incitar a violência. O grupo transmite os protestos ao vivo, pela internet. Eles contaram com a defesa do vice-presidente da OAB-RJ,

Ronaldo Cramer, para liberá-los no 9ª DP (Catete).

O perfil da PM no Twitter afirma que advogados da OAB estão prejudicando o trabalho da Polícia Militar.

Leia, abaixo, artigo de Luciano Trigo, publicado no Globo, sobre a cobertura dos Ninjas no Rio de Janeiro:

Ciladas para os ninjas - LUCIANO TRIGO

 
Das primeiras manifestações do Movimento Passe Livre ao casamento da dona Baratinha , dos protestos na Copa das Confederações ao quebra-quebra no Leblon, milhares de pessoas têm acompanhado a crise por meio do Mídia Ninja, um coletivo de jornalistas que transmite tudo ao vivo e sem cortes, do olho do furacão, usando smartphones e redes 3G. Ainda que sua audiência seja pequena, a novidade aponta para uma mudança de paradigma nas coberturas de acontecimentos de massa. Ocupando o vácuo deixado pelos canais de televisão, os ninjas conquistaram espaço não pela qualidade técnica de suas imagens, mas pela ousadia com que se metem em situações de risco para entrevistar manifestantes e policiais, expondo sem filtros a ação (ou omissão) do aparato repressor e ensejando um inédito grau de controle social sobre situações que, se dependesse da mídia tradicional , sequer teriam sido divulgadas.

Isso posto, é preciso questionar a euforia com que muita gente se apressou a decretar o fim do jornalismo convencional, um morto sem sepultura atropelado pela revolucionária ação dos ninjas. Para demonstrar a ingenuidade dessa tese bastaria lembrar que rigorosamente todos os escândalos que conspiraram para a insatisfação geral da sociedade foram investigados e denunciados por profissionais que apuram, ouvem diversas fontes, checam informações e passam pelos crivos da boa prática da profissão.

Mas a melhor lição para quem acha que nada disso importa e basta estar do lado certo para fazer bom jornalismo foi a entrevista de mais de uma hora que o Mídia Ninja fez com Eduardo Paes na última sexta-feira. Uma coisa é interpelar PMs despreparados no calor de uma manifestação, outra é entrevistar um político profissional: desinformados e fazendo perguntas sofríveis, os ninjas foram simplesmente jantados pelo prefeito. É evidente que isso não tira o mérito da cobertura dos protestos, mas convém baixar um pouco a bola: a falta de humildade é a primeira cilada que se apresenta para os ninjas. Em longo texto divulgado nas redes sociais no dia seguinte à entrevista, em vez de se desculparem por perguntar se a Aldeia Maracanã será removida (?) e outras baboseiras, eles se limitaram a atribuir à demagogia do prefeito a culpa pelo péssimo trabalho que fizeram.

Vale lembrar também que Ninja quer dizer Narrativas Independentes, Jornalismo e Ação , ou seja, a independência é um componente fundamental da credibilidade e do capital simbólico do coletivo - em uma palavra, da sua imagem. Ser independente é também fator de potencial identificação com os milhões de brasileiros que foram às ruas, em parte, por não se sentirem mais representados pelos partidos constituídos. Ora, no último programa Roda Viva , na TV Cultura, o presidente nacional de um partido se referiu aos integrantes da rede Fora do Eixo, berço do Mídia Ninja, como companheiros que estão próximos à gente , passando a impressão de que eles seriam uma ferramenta de articulação político-partidária. Nada haveria de errado nisso, mas a falta de transparência confunde as pessoas: esta é a segunda cilada. Num momento em que muita gente vive a sensação de estar sendo manipulada por cima e por baixo, pela esquerda e pela direita, por trás e pela frente, parece importante esclarecer qual é o verdadeiro grau de independência das narrativas do Ninja, que tanto tem impressionado pelo jornalismo e pela ação.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

Um comentário:

  1. Normal, estavam no meio de vandalos, foram detidos para averiguaçoes, e liberados após identificados

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee