Pages

segunda-feira, 17 de junho de 2013

GOVERNO DILMA DESRESPEITA O ESTADO DO CEARÁ

Por .   Postado  segunda-feira, junho 17, 2013   Sem Comentários








No dia 29 de dezembro de 2010 o então presidente Lula, acompanhado do governador Cid Gomes, lançou a pedra fundamental da Refinaria, no Pecém, em mais uma de suas festivas visitas ao Ceará. 

No palanque, comemorou a vitória de sua candidata, Dilma Rousseff, nas eleições, com a absoluta maioria dos votos dos cearenses, debochou da oposição e voltou a prometer a Refinaria para o Estado (http://bit.ly/11rjIDp). Promessa, diga-se, feita nas suas campanhas e que não tinha saído do papel. 

Ele também garantiu que em 2012 a transposição das águas do rio São Francisco estaria concluída e que na sua inauguração iria “tomar o primeiro copo de água da transposição”. Ainda falou sobre a Transnordestina e bradou que, em 2012, “qualquer cearense vai poder pegar o trem em Pecém e chegar lá em Suape”. Estamos em junho de 2013 e tudo isso não passou de palavras jogadas ao vento.

Na última década, o PT vendeu a ilusão de que o Ceará teria a transposição, a Transnordestina e uma das maiores refinarias do mundo, com um investimento de US$ 11 bilhões e produção diária de 300 mil barris. Iludiram os cearenses de boa fé e nada cumpriram, mesmo herdando um Estado organizado e competitivo.

Nos governos do PSDB, foi montada a infraestrutura necessária ao Ceará para a atração de empreendimentos. Basta lembrar os Linhões de energia, a nova malha viária – como a Rodovia do Sol Poente, e o Castanhão - que fornece água às indústrias do Pecém pelos canais de integração. O Aeroporto Pinto Martins foi outra obra fundamental, todas criadas para propiciar ao Estado um futuro mais desenvolvido.

Relembrei no início do texto a festa do ex-presidente Lula para contrapor à notícia de que a Petrobras irá mudar mais uma vez o projeto da Refinaria. Agora, será menor e construída em módulos. Irão transformar o empreendimento prometido para produção de 300 mil barris/dia em uma unidade que irá produzir 100 mil barris/dia. Ou seja, perderemos de saída 66% do investimento e somente serão gerados 33% do total de empregos prometidos.

Nossas lideranças não podem receber essa notícia de braços cruzados. De nada vale realizar seminários no interior do Estado, se nossa voz não ecoar no Palácio do Planalto e na Presidência da Petrobras. É preciso reagir forte e exigir cumprimento das promessas.

Mais uma vez, o Governo do PT e a Petrobras demonstram um desapreço pelo Estado e nossa gente, achando que o cearense se contenta com as migalhas sociais. Não, nós sonhamos também com um futuro mais próspero. Diante de tudo isso é que todos devemos gritar em coro que o Ceará merece respeito.

Luiz Pontes
Ex-senador e presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB/CE)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee