Pages

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SENADOR AÉCIO NEVES QUER O FIM DA REELEIÇÃO

Por .   Postado  sexta-feira, abril 26, 2013   Sem Comentários

Em ano pré-eleitoral, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) quer discutir no Senado proposta que acaba com a reeleição e amplia os mandatos de presidentes, governadores e prefeitos para 5 anos. 

O tucano vai apresentar projeto de sua autoria com as mudanças, mas diz que ainda precisa "maturar a ideia" antes de sugeri-la formalmente.

A iniciativa do provável adversário da presidente Dilma Rousseff em 2014 mira o PT. O tucano diz nos bastidores que os petistas têm usado a máquina do governo, com propostas assistencialistas, como forma de viabilizar as sucessivas candidaturas de Lula e Dilma. "A forma de agir da presidente precisa de um freio", afirmou.

Aécio apresentou projeto semelhante na Câmara em 1989, época em que foi deputado. Além de ampliar o tempo dos mandatos, Aécio também vai sugerir que as eleições para todos os mandatos eletivos aconteçam no mesmo ano. "O que eu quero é colocar esse assunto em discussão. Não vou apresentar projeto agora, mas a tese é que deve ser debatido, com 5 anos de mandato, fim da reeleição e unificação das eleições", afirmou.

O tucano admite que sua opinião não tem unanimidade no PSDB, por isso diz que precisa ampliar a discussão dentro da sigla antes de formalizá-la no Senado. A ideia de Aécio é colocar a discussão sobre o fim da reeleição em meio a uma proposta de reforma política no Congresso. Ainda não há articulações de senadores governistas para viabilizar mudanças no sistema eleitoral, mas o tucano diz que terá o apoio de um grupo de parlamentares.

Nos bastidores, Aécio admite que apoiou a aprovação da emenda constitucional que aprovou a reeleição no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Mas diz que sua experiência como governador de Minas o fez mudar de ideia para sugerir o projeto.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee