Pages

segunda-feira, 29 de abril de 2013

PM HASTEA BANDEIRAS DO BRASIL E DO ESTADO DO RJ EM FAVELA DO COSME

Por .   Postado  segunda-feira, abril 29, 2013   Sem Comentários

                    Moradores ajudam PMs a hastear bandeiras no alto da Ladeira dos Guararapes Foto: Gabriel de Paiva / Agência O Globo
As bandeiras do Brasil e do estado do Rio foram hasteadas por policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e do Batalhão de Choque (BPChoque), com a ajuda de uma moradora, no quintal de uma casa no alto da Favela dos Guararapes, no Cosme Velho, Zona Sul do Rio. 

A comunidade foi ocupada junto com o Cerro-Corá e a Vila Cândida na manhã desta segunda-feira para a instalação da 33ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do estado. Em apenas 30 minutos, os policiais retomaram o território antes dominado pelo tráfico. 

A operação, que começou às 5h, contou com a participação de 420 homens do Batalhão de Operações Especiais (Bope), do Batalhão de Choque (BPChoque) e do Batalhão de Ações com Cães (BAC), do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) e policiais do 1º Comando de Policiamento de Área da Polícia Militar, com apoio de helicópteros. Não houve confrontos. Os policiais fazem buscas por criminosos, armas e drogas.

Os policiais do Batalhão de Choque fazem um cerco em torno destas comunidades, enquanto policiais do Bope e do Batalhão de Ação com Cães realizam uma varredura. Em um terrno baldio na comunidade de Guararapes, os policiais apreenderam drogas e munições. Moradores que estão saindo das comunidades estão sendo revistados. 

Uma unidade móvel do Instituto Félix Pacheco foi instalada próximo à comunidade para realizar a identificação biométrica e facilitar a identificação de possíveis criminosos. A Polícia Civil disponibilizou ainda um ônibus itinerante da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Apreensões e suspeitos detidos serão encaminhados à 9ª DP (Catete).O clima entre os moradores ainda é de incerteza. Muitos evitam comentar a ocupação policial. 

A dona de casa Nilza Souza de Almeida, de 54 anos, falou pouco sobre a presença dos policiais no morro.- Está muito bom. Acho que vamos ter mais segurança - resumiu, enquanto era repreendida pelo filho, um comerciante do local, que o tempo todo mandava a mãe parar de falar.- Só podemos declarar que, para nós, não faz diferença - disse o comerciante, sem se identificar.Uma moradora da Favela dos Guararapes, de 41 anos, que também não quis se identificar, evitou prolongar a conversa na presença dos policiais:- Não sei o que falar. 

Mas, para os moradores, deverá melhorar bastante.Manoel Gomes, de 55 anos, disse que a comunidade já estava tranquila, sem a ocorrência de tiroteios há pelo menos 15 anos.- Para o morador, a presença da UPP é indiferente. Não seremos afetados em nada. Deverá melhorar os assaltos nas redondezas. 

O tráfico sempre vai existir. O que poderá acabar é a presença das armas - acredita.Segundo o Instituto Pereira Passos, com base nos dados de do Censo de 2010, cerca de 2,8 mil pessoas vivem nas três comunidades. Para o relações públicas da PM, Coronel Frederico Caldas, a ocupação das comunidades Cerro-Corá, Vila Cândido e Guararapes vai proporcionar maior segurança para os turistas que estarão no Rio e visitarão o Cristo Redentor durante a Jornada Mundial da Juventude e a visita do Papa, em julho. 

Caldas disse ainda que a 33ª UPP deve ser inaugurada dentro de um mês, com um efetivo de 190 policiais.Caldas explicou que há cerca de dois dias policias vinham fazendo monitoramento da região para obter informções sobre traficantes e ladrões de carros que haviam fugido de outras favelas já pacificadas na Zona Sul e buscavam refúgio nas comunidades do Cosme Velho. A base do Batalhão de Operações Especiais ficará, a princípio, no Largo do Boticário, debaixo do viaduto entre as duas galerias do Túnel Rebouças.O GLOBO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee