Pages

quarta-feira, 6 de março de 2013

MUNICÍPIOS TERÃO R$ 25 MILHÕES PARA INVESTIR NA SAÚDE

Por .   Postado  quarta-feira, março 06, 2013   Sem Comentários

O Governo do Estado anunciou um repasse de R$ 25 milhões destinados a investimentos no atendimento de saúde básica dos municípios do Ceará. Até o dia 31 deste mês, o Poder Executivo estará recebendo dos prefeitos do Interior propostas de aplicação dessa verba.
É a Secretaria da Saúde que vai distribuir o dinheiro aos municípios contemplados. A ideia é que a verba seja aplicada em reformas e ampliações, assim como na aquisição de material de trabalho ou de novos veículos 

O anúncio foi dado pelo governador Cid Gomes, durante a solenidade de acolhimento de 698 médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), nesta terça-feira.

É a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa) que vai distribuir a quantia entre os municípios que forem contemplados com a verba. A ideia do governo é que esse dinheiro seja aplicado em reformas e ampliações dos equipamentos de saúde, assim como aquisição de material de trabalho ou de novos veículos.

Após a solenidade do Provab, Cid Gomes se reuniu com os prefeitos de cidades do Interior para falar do aporte financeiro destinado aos municípios interessados e prometeu que são os próprios gestores que irão escolher como a quantia de cada um será aplicada. "Os municípios é que vão decidir como o Estado deve investir esse montante, que terá foco em investimentos, e em um segundo momento o foco será o custeio", adiantou o governador Cid Gomes.

Provab

Durante a solenidade do Provab, Cid Gomes ainda ressaltou a importância de se investir também na qualificação de profissionais da área da saúde, além dos recursos financeiros também necessários. O gestor admitiu que, em locais mais distantes dos grandes centros urbanos, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. "Quanto mais distante, maior fica a dificuldade na contratação de médicos", avaliou.

Realizado pelo Ministério da Saúde, o Provab 2013 contará com 4.392 médicos em todo o Brasil, mas, no Ceará, 141 municípios aderiram à iniciativa. Em diferentes cidades, os profissionais ficarão lotados e passarão por uma qualificação médica por meio de atendimento em unidades básicas.

Além disso, conforme prevê o Programa, os médicos irão participar de um curso de especialização durante 12 meses. O Ministério da Saúde informa que os médicos terão sua atuação supervisionada por universidades e hospitais de ensino credenciados pelo MEC, como a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), instituição vinculada à Secretaria da Saúde do Estado.

O secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, enfatizou o impacto da iniciativa diante na área, mas ressaltou os desafios da interiorização da saúde. "Quando me formei em Medicina, eu não tive uma oportunidade como essa, mas gostaria de ter tido. Nesses 20 anos de exercício profissional, um dos grandes problemas é a interiorização da saúde. Vocês terão um diferencial muito grande no currículo, que é atuar com a saúde da família", ressaltou.

Equipes

698 
médicos do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab) foram acolhidos durante solenidade no Centro de Eventos ontem

141 cidades do Estado do Ceará aderiram ao Provab, durante solenidade de acolhimento. O projeto contará com 4.392 médicos em todo o País.dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee