Pages

quarta-feira, 6 de março de 2013

JOAQUIM BARBOSA SE DESCULPA APÓS OFENDER JORNALISTA

Por .   Postado  quarta-feira, março 06, 2013   Sem Comentários

                              


O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa, recomendou que um repórter do jornal “O Estado de S. Paulo” fosse “chafurdar no lixo”. Em seguida, o chamou de “palhaço”. 

As declarações foram dadas diante de uma tentativa de pergunta do jornalista, na saída da sessão desta terça-feira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), diante de outros jornalistas. 

Cerca de duas horas depois, a assessoria de imprensa do tribunal divulgou nota pedindo desculpa. O documento foi assinado pelo secretário de Comunicação Social da Corte, Wellington Geraldo Silva.

O repórter iniciou o diálogo perguntando: “presidente, como o senhor está vendo...”. Antes de terminar a pergunta, veio a resposta de Barbosa, com o tom de voz alto:
- Não estou vendo nada. Me deixa em paz, rapaz. Me deixa em paz. Vá chafurdar no lixo, como você faz sempre.

O repórter perguntou o que tinha acontecido, ao que Barbosa retrucou:

- Estou pedindo, me deixe em paz. Já disse várias vezes ao senhor.

- Eu tenho que fazer pergunta, é meu trabalho - insistiu o jornalista.

- Eu não tenho nada a lhe dizer, não quero nem saber do que o senhor está tratando.

Foi quando o ministro dirigiu-se ao elevador e resmungou:

- Palhaço.

Na nota divulgada, o secretário de comunicação do STF pediu desculpas e disse que o comportamento de Barbosa era isolado, pois ele teria um relacionamento positivo com a imprensa como padrão. O secretário atribuiu a aspereza no trato com o repórter ao cansaço e a dores no corpo. Há pelo menos seis anos, Barbosa tem um problema crônico nos quadris.

“Em nome do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Joaquim Barbosa, peço desculpas aos profissionais de imprensa pelo episódio ocorrido hoje, quando após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. 

Trata-se de episódio isolado que não condiz com o histórico de relacionamento do Ministro com a imprensa”, diz a nota.

O mesmo texto diz que Barbosa “reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia”. Diz, ainda, que o apego do ministro à liberdade de opinião “está expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos”. 

A nota informa que, prova disso, é a audiência marcada para a quinta-feira com Carlos Lauria, representante do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), ONG com sede em Nova Iorque.

O presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Toldo, reagiu com indignação à atitude de Barbosa.

- Ao reagir mal a uma simples pergunta de um repórter do jornal “O Estado de S. Paulo”, o ministro 

Joaquim Barbosa demonstrou sua intolerância à contrariedade. O Código de Ética da Magistratura recomenda aos magistrados cortesia, prudência e serenidade nas suas relações, dispondo, ainda, que “ao magistrado é vedado procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções” - disse Toldo.

O Sindicato dos Jornalistas do Distrito Federal também divulgou nota considerando a atitude de Barbosa “um despautério totalmente incompatível com o posto que ocupa na mais alta corte do país”. Para a entidade, o presidente do STF não tem obrigação de dar entrevistas, mas não tem o direito de tratar os jornalistas “de forma grosseira e desrespeitosa”.

No fim de semana, a Ajufe, a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) divulgaram nota criticando Barbosa – que, na quinta-feira passada, deu entrevista à imprensa estrangeira dizendo que os juízes brasileiros não se esforçam para combater o crime no país O GLOBO.


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee