Pages

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

IRÃ E ONU FALHAM EM TENTATIVA DE ACORDO SOBRE PROGRAMA NUCLEAR

Por .   Postado  quinta-feira, fevereiro 14, 2013   Sem Comentários


                             

A agência nuclear da ONU afirmou nesta quinta-feira (14) que falhou mais uma vez em chegar a um acordo com o Irã nas negociações sobre a fiscalização do programa nuclear do país.
Herman Nackaerts, vice-diretor-geral da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica), disse aos jornalistas em Viena que, durante as negociações da véspera em Teerã, a agência se comprometeu a continuar conversando, mas precisa de mais tempo para refletir sobre o caminho a seguir.
"Debatemos sobre uma aproximação estruturada, mas não conseguimos concluir o documento que permitiria examinar a possível dimensão militar do programa nuclear iraniano', disse.
Na véspera, um representante iraniano chegou a dizer que havia "pontos em comum" entre as duas partes.
Também na quarta, o diretor da Organização Iraniana de Energia Nuclear (OIEA), Fereydoun Abbasi Davani, confirmou o início da instalação de centrífugas de última geração nas instalações de enriquecimento de urânio de Natanz, no centro do Irã.
Segundo ele, essas novas centrífugas, mais poderosas, "destinam-se ao enriquecimento a 5%", utilizado para a produção de energia elétrica, e "não têm nenhum uso para o enriquecimento a 20%".
Uso militar
As potências internacionais temem o uso militar do programa nuclear iraniano e pedem acesso pleno dos inspetores da ONU às instalações para fiscalização. Teerã nega a intenção de fabricar bombas.
As grandes potências querem que o Irã acabe com o enriquecimento de urânio a 20% que, se for elevado a 90%, pode ser utilizado para a produção de armas atômicas.
Já o Irã exige uma flexibilização das sanções internacionais antes de qualquer redução de suas atividades de enriquecimento, um pedido rejeitado pelo grupo 5+1.
A ONU impôs ao Irã quatro séries de sanções, que foram somadas no final de 2011 a medidas americanas e europeias que visam as exportações de petróleo, o que levou a uma grave crise econômica. Em 2012, estas sanções provocaram uma queda de US$ 40 bilhões em receitas de exportação de petróleo do Irã, segundo a Agência Internacional de Energia.
FONTE: G1.COM

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee