Pages

sábado, 9 de fevereiro de 2013

HOSPITAIS SUPER LOTADOS JÁ NO COMEÇO DO CARNAVAL

Por .   Postado  sábado, fevereiro 09, 2013   Sem Comentários


Entre a noite de hoje e a manhã de quinta-feira, o IJF deve receber uma média de 250 a 300 atendimentos diários. Leitos de retaguarda serão reservados em diversas unidades, sendo 60 no Hospital da Mulher 



O Carnaval já começou, mas pode acabar mais cedo e em um leito hospitalar para os mais imprudentes. Preparado quase para uma "operação de guerra", o Instituto Doutor José Frota (IJF) tenta achar medidas para reduzir a superlotação e, enfim, atender a essa possível demanda crescente de foliões. 

Para tal, anunciou para hoje, a realização de mutirões de cirurgias eletivas, reforço de dez médicos por equipe e reserva de leitos de retaguarda em diversas unidades; 60 desses no Hospital da Mulher.


E a maior emergência do Ceará já apresenta, antes mesmo do fim do feriadão, uma situação bem crítica: todos os 461 estão ocupados e a emergência "abarrotada", tendo, ontem, 52 pessoas atendidas em macas nos corredores, aguardando vagas.

Diversas áreas da segurança pública, por exemplo, do trânsito e da fiscalização, receberam reforço para a festa momina, mas parece que as emergências ficaram de fora. E não é só o Frotão que aparece com sobrecarga. 


O Hospital Geral de Fortaleza (HGF) também está com superlotação, os 106 leitos estão todos ocupados e 98 pacientes seguiam, ontem, no corredor.

Como, então, receber novos pacientes, em sua maioria gravíssimos, vítimas de trânsito, com quadro de politraumatismos?

A questão parece complicada. A diretora executiva do IJF, Joana Maciel, confirma a situação de penúria, mas promete que o Carnaval de 2014 será diferente. "Queremos, ainda neste semestre, através do programa ´SOS Emergência´, ter a recontratualização de mais leitos de hospitais de retaguarda no", afirma a diretora executiva.

Uma forte ajuda pode vir do Hospital da Mulher, que, nesses dois últimos meses, recebeu 180 pacientes oriundas do Frotão. "A ideia é trazer para o Hospital da Mulher usuárias com menos gravidade e que já foram operadas e podem liberar leito no IJF", diz Francisco Alencar, coordenador de gestão hospitalar da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A expectativa é que o IJF receba, conforme estatísticas de carnavais anteriores, uma média de 250 a 300 atendimentos diários entre hoje à noite e quinta-feira às 7h. No feriadão de 2012, por exemplo, foram 1.205 pacientes, em 2011 (1.408) e em 2010, um total de 1.410 atendimentos de urgência, a grande maioria de politraumatismos.

Acidentes surgidos pela combinação trânsito e álcool lotam as emergências, são capítulos repetidos dessa mesma "novela" carnavalesca. Em 2012, por exemplo, durante os dias de folia, houve aumento em 5% no número de feridos com relação ao ano anterior. 


E os casos estão, sim, cada vez mais graves, detalha o professor de fisioterapia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Pedro Lima.

 "Paciente politraumatizado, normalmente, precisa ser submetido a mais de um procedimento cirúrgico, o que aumenta o seu tempo de internação hospitalar. Sequelas dependem da intensidade e extensão do trauma".

Prevenir parece mais fácil. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBTO) demonstra que a redução de cinco quilômetros por hora, na velocidade média, já consegue diminuir em 30% os acidentes fatais, o uso do capacete reduz em 40% e o cinto de segurança em 65%.

Emergência

98 pacientes eram atendidos no corredor do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), ontem, já que os 106 leitos oferecidos pela unidade já estavam ocupados

IVNA GIRÃOREPÓRTER

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee