Pages

sábado, 9 de fevereiro de 2013

CASTANHÃO REDUZ PELA METADE VAZÃO DE AGUA

Por .   Postado  sábado, fevereiro 09, 2013   Sem Comentários

                            


Dois transformadores responsáveis pelo bombeamento da vazão da água do Açude Castanhão estão queimados há três semanas. 

O reservatório possui quatro bombas com capacidade de liberar, cada uma, 3.150 litros de água por segundo (3.15m³/s). Com o problema, houve redução de 50% na vazão. 

O problema ainda não está comprometendo o abastecimento da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), através do Eixão das Águas, porque o Açude Banabuiú está dando o suporte. Porém, não terá capacidade por muito tempo.

O gerente do Departamento Nacional de Obras Contra Seca (Dnocs), Ariston Queiroz, responsável pelo Açude Banabuiú, demonstrou preocupação quanto à rápida redução do volume no reservatório.

Caso o problema no Castanhão não seja resolvido logo, poderá prejudicar os agricultores da região e impactar na Região Metropolitana.

"Desde que começou o fornecimento de água do Banabuiú para o Eixão das Águas, estamos baixando o nível em 3cm por dia. O problema com as bombas do Castanhão precisa ser resolvido brevemente para que os agricultores que vivem do plantio de vazante não sejam prejudicados", reclama.

Para não comprometer o abastecimento da Região Metropolitana, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) decidiu utilizar a água do Açude Banabuiú. Três das seis bombas da Estação de Bombeamento (EB)do Banabuiú, localizadas no município de Morada Nova, estão em operação. Duas destas fazem o bombeamento com vazão de 1.6 e 1.7 metros cúbicos por segundo, cada. 


"A companhia tomou todos os cuidados e precauções com o abastecimento da Região Metropolitana, tanto em relação às EBs quanto na substituição dos transformadores danificados. A situação está sendo administrada", afirmou o coordenador do núcleo técnico da gerência da Cogerh de Limoeiro do Norte, Ermilson Barros.

A água bombeada pelo Castanhão, juntamente com a EB do Banabuiú, abastece o Açude Curral Velho, em Morada Nova, de onde segue para o Canal da Integração.

"Do Curral Velho, a água segue para o segundo trecho do Canal da Integração, com destino ao Açude Pacoti, que é um dos reservatórios da Região Metropolitana", explica Barros.

De acordo com o coordenador do núcleo técnico da gerência regional da sub bacia do Banabuiú em Quixeramobim, Luiz Cesar, a liberação temporária para dar suporte ao abastecimento de Fortaleza está dentro do parâmetro determinado para o período. 


"Todo ano, nós fazemos uma reunião com a gerência para determinar a vazão do período, que é de 1º de Junho a 31 de dezembro. Como foi abaixo do estimado, a operação do Banabuiú ocorreu dentro do previsto", explicou.

Reserva atual

Ele avalia que não há baixa expressiva no Banabuiú, hoje com 46% da capacidade total. Porém, o coordenador alerta que a maior preocupação é com a falta de chuvas e a evaporação da água. 


"Temos que intensificar o monitoramento. Caso as chuvas do primeiro período ocorram abaixo da média, como é previsto, o reservatório pode não ter uma arrecadação de água significativa", lamenta.

A reserva hídrica do Estado, nos reservatórios monitorados pela Cogerh, está em 46,2% da capacidade total. 71 açudes estão com volume abaixo de 30%.

O único açude com a capacidade acima de 90% é o Gavião (93,9%), que faz parte da Bacia Metropolitana. Em seguida, vem o Açude Curral Velho, em Morada Nova, com 88,93%. O Castanhão e o Banabuiú estão com 53,28% e 46,34% de suas capacidades, respectivamente. 


A situação mais difícil é encontrada no Açude Madeiro, localizado no município de Pereiro, que está com apenas 3,24% da sua capacidade.

Segundo relatório da Funceme, as chuvas previstas para a estação têm maior probabilidade de ficar abaixo da média. Caso não chova, o número de cidades em estado de emergência atualmente são 174, poderá aumentar nos próximos meses.

A Bacia Metropolitana de Fortaleza possui 19 açudes. Para garantir o abastecimento da Capital e demais municípios da região, foi construiu o "Eixão das Águas", que capta o recurso no Castanhão. A estação de captação é gerenciada pela Cogerh.

Volume

46% da capacidade total de armazenamento são registrados no Açude Banabuiú, que está dando suporte hídrico para a Região Metropolitana (RMF).DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee