Pages

domingo, 27 de janeiro de 2013

COMO OS ADOLESCENTES NAMORAM NA INTERNET??

Por .   Postado  domingo, janeiro 27, 2013   Sem Comentários


                                       
João curtiu um post de Teresa, que cutucava Raimundo, que havia adicionado Maria, que compartilhara um gif publicado por Joaquim, que mandou um inbox para Lili, que nunca aparecia online para ninguém.



Fosse adaptar para a realidade dos adolescentes de hoje um de seus poemas mais conhecidos, o genial Carlos Drummond de Andrade teria que reescrever Quadrilha nos termos publicados acima. Não há como negar, é no território digital que a geração que tem entre 13 e 17 anos passa boa parte de seu tempo.

Uma pesquisa realizada no Brasil mostra que adolescentes nesta faixa etária são usuários ativos de internet pelo menos quatro vezes por semana (de 4 a 6 horas por dia, em média). E 87% deles chegam a se conectar até seis dias neste mesmo período.

Consequentemente, é lá, nas redes sociais do mundo virtual, que entre estes adolescentes paqueras e namoros começam, ciúmes florescem, traições são descobertas. É o que mostra o estudo Os adolescentes e seus namoros online, realizado pela empresa de tecnologia de segurança McAfee em cinco capitais brasileiras.

O levantamento revela que apesar de serem praticamente uma unanimidade entre estes jovens, as redes sociais são avaliadas por eles com ambiguidade.

Aqueles que estão solteiros apontam este tipo de site como muito importante na busca por um parceiro. Quase um terço dos entrevistados (29%) admitiu que acessa o Facebook para paquerar, enquanto 35% disseram que o fato de estarem na internet atrai a atenção do sexo oposto. Para 25% deles, a rede é terreno fértil na busca por informações sobre possíveis parceiros.

Aliás, 19% dos entrevistados que estavam namorando afirmaram ter conhecido seus pares através de redes sociais. Entre estes adolescentes, 39% usam mais a rede do que a vida offline para descobrir coisas a respeito do parceiro e 17% valeram-se da internet para terminar um relacionamento.
 
Ciúme
Já entre aqueles que estão comprometidos, 44% acreditam que as redes sociais prejudicam o namoro e 23% já tiveram declarações para os parceiros, que deveriam ser privadas, publicadas na web.

Para estes namorados, a exposição nas redes sociais gera mal entendidos (16%) e tem grande potencial de despertar ciúmes (9%).

“Tanto pode ajudar como prejudicar. Depende muito de como você usa (as redes sociais)”, explica o estudante de ensino médio Paulo Bruno Sampaio, 15 anos. “O Facebook é de graça, dá para conhecer muita gente lá, o que ajuda muito quando você está solteiro. Mas também tem o lado ruim. 
Se você brigar com sua namorada, por exemplo, e comentar no Facebook, pode deixar ela com mais raiva ainda e piorar as coisas. Também não pode comentar muito do namoro quando está namorando”.
 
Perigos
O que Paulo Bruno descreve por último pode ser traduzido como super exposição online. Muito do que é postado por estes adolescentes nas redes sociais é motivo de arrependimento depois (veja quadro ao lado).

A pesquisa mostra que 45% dos entrevistados “mudariam o comportamento na internet se soubessem que os pais os estivessem monitorando” e que 47% “não contam aos pais o que fazem na internet”.

As meninas são as mais ativas neste tipo de postagens - e também as mais arrependidas. Vinte e oito por cento delas assumiram já ter saído de uma bate-papo aberto para entrar em uma conversa particular com alguém que conheceram na internet. E 26% disseram já ter falado na web sobre detalhes íntimos ou pessoais. Ambas atitudes caracterizam comportamento de risco e como tal devem ser evitadas.O POVO






Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee