Pages

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

BATE BOCA NO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL

Por .   Postado  quinta-feira, novembro 08, 2012   Sem Comentários



Relator do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa afirmou ontem que, pela gravidade dos crimes que cometeram no esquema, os réus condenados - entre eles o ex-ministro José Dirceu - não merecem a pena mínima.

Barbosa considera grave o esquema de desvio de recursos públicos que, misturados a empréstimos fictícios, foram utilizados na compra de apoio político no Congresso nos primeiros anos do governo Lula.

“Há anos generalizou-se um hábito de impor os castigos nos limites mínimos. Entretanto, pena-base não é sinônimo de pena mínima. Com a indiscriminada imposição das penas mínimas, vem se tratando de modo igual situações distintas”, disse. “Estamos falando de corrupção de parlamentares”, completou o relator.

O relator disse ainda que “a lei procura claramente separar o joio do trigo recomendando o aumento da pena de modo proporcional aos efeitos dos crimes”. Dos 37 réus do mensalão, 25 foram condenados.

Bate-boca
A posição de Barbosa foi questionada pelo revisor do caso, Ricardo Lewandowski. “A corrupção de um magistrado, de um policial, qualquer que seja a hierarquia é igualmente grave. Faz parte da pena”, disse. 

“Corromper um guarda da esquina é o mesmo de corromper um parlamentar?”, questionou o relator.

“Eu não vou discutir com vossa excelência. Corromper um agente público é sempre grave. É mais grave que uma pena de furto simples”, disse Lewandowski.

Barbosa disse ainda que Lewandowski “está transformando réu em anjo”.

Irritado, Lewandowski reagiu e disse que não iria mais permitir frases de efeitos do relator contra ele. Ao longo de mais de três meses de julgamento, os dois ministros já trocaram acusações e diversas alfinetadas.

“Não crie frases de efeitos. É inadmissível. Estamos num julgamento sério. Não admito que vossa excelência faça frases de efeito em detrimento da minha pessoa”, disse. (das agências de notícias)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee