Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

QUEM COMPRA VOTO MERECE SEU VOTO???

Por .   Postado  quarta-feira, setembro 26, 2012   Sem Comentários


Pela lei eleitoral, são vedadas a realização de showmícios, os combustíveis devem ser utilizados apenas para uso de carro de som e, principalmente, é vedado o aliciamento ou compra de votos.

Alimentos, remédios e até carnês para obtenção de óculos são utilizados por candidatos a cargos majoritários e proporcionais para aliciamento de eleitores


Mesmo assim, essas são as denúncias mais frequentes que chegam à Procuradoria Regional Eleitoral (PRE), que tem à frente o procurador Márcio Torres.

As ocorrências chegam muitas vezes por um e-mail que é utilizado internamente pelo Ministério Público. "O que acontece é que há uma avidez dos eleitores em denunciar os desmandos que acabaram descobrindo esse endereço eletrônico, apesar de não ser disponibilizado para o público", afirmou um funcionário da PRE, que preferiu o anonimato. Ele disse que a média diária era de 10 ocorrências no início da campanha mas, com a repressão desencadeada nos últimos dias, houve uma diminuição para a metade.

O caso mais notório de repressão ostensiva aconteceu no Trairi, no Litoral Oeste do Estado. Uma grande mobilização da Polícia Federal aconteceu no dia 20 passado, quando dez pessoas foram presas com suspeita de prática de crime eleitoral. Na ocasião, foram mobilizados 80 homens e 22 viaturas. A Polícia encontrou alimentos, remédios e até carnês para obtenção de óculos na casa da mulher do prefeito afastado do Município, Sílvia Virgínia Aguiar. A ação foi requerida pelo Ministério Público e contou ainda com um levantamento de inteligência por meio de escuta telefônica, autorizada pelo juiz eleitoral Fernando Teles de Paula, que entende haver fortes indícios da existência do esquema de compra de votos. Dois dias depois, 15 pessoas foram presas em Cariús, a 411 quilômetros de Fortaleza, em operação que desarticulou um esquema que envolvia compra de votos e tráfico de drogas. Ambas as operações, se deram após denúncias chegadas ao Ministério Público, que se articulou com as Polícias Militar e Federal.

Desordem
Em agosto passado, a Justiça também interveio para conter a perturbação da ordem pública. Juiz eleitoral Luciano Nunes Maia Freire proibiu passeatas, carreatas e concentrações políticas na rua principal em Mulungu, no Maciço do Baturité. A justificativa era de que as manifestações com fins da campanha eleitoral estavam comprometendo o direito de ir e vir de pedestres e veículos. Além disso, o acirramento da campanha eleitoral também deixava a segurança pública em situação vulnerável. A provocação pela proibição partiu da promotora de justiça Lucy Antoneli Domingos Araújo Gabriel da Rocha. Ela argumentou que a via, que é também o prolongamento de uma rodovia estadual, a CE-065, se constitui na única entrada e saída da cidade. A ocorrência de passeatas comprometia inclusive o transporte de doentes.

Essa motivação também observou a Justiça Eleitoral em Morada Nova, no sentido de proibir as carreatas e passeatas, em ruas onde o tráfego de ambulâncias e serviços essenciais poderia estar comprometido.

Para o coordenador do Caopel, Raimundo Neto, também merece uma atenção especial, dentre outras cidades onde já conta com policiamento reforçado desde a segunda feira passada, os Municípios de Tianguá, Icapuí e Icó.

Ele não cogita ainda a articulação com tropas federais, inclusive o Exército, mas entende que há um clima de insegurança, que não pode ser negligenciado pelo poder público do Estado
.




FONTE;DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee