Pages

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

QUADRILHA DESVIA R$ 15 MILHÕES DA EDUCAÇÃO

Por .   Postado  sexta-feira, setembro 21, 2012   Sem Comentários



A Polícia Federal iniciou operação para desmontar uma quadrilha que desviou R$ 15 milhões de fundos federais para a educação no Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís, no Maranhão.

Segundo a Polícia, medidas cautelares de detenção domiciliar foram decretadas para 19 pessoas, que serão monitorados por tornozeleiras eletrônicas.
A operação Allien da Polícia Federal também vai cumprir 20 mandados de busca e apreensão nas cidades maranhenses  

Os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) recebidos pela Prefeitura da cidade eram desviados por meio de empresas fantasmas e falsificação de documentos.

Entre os suspeitos envolvidos no esquema estão a atual prefeita da cidade, Bia Venâncio (PDT); um vereador; um ex-vereador; três secretários municipais; um ex-secretário; o chefe do setor financeiro e servidores do Paço do Lumiar; além de empresários.

Ao sair da Superintendência da PF no Maranhão na manhã de ontem, Bia Venâncio disse que seus advogados tratariam do caso. Segundo a prefeita, se houve algum desvio, ela não tem nenhuma participação.

"Os secretários acusados é que devem se manifestar. Não sou ordenadora de despesa. Garanto que eu não tenho participação nenhuma em irregularidades. Já me acusaram de tantas coisas e não foram provadas. Essa será mais uma. Garanto que não é verdade", disse a prefeita ao deixar a Polícia Federal já com a tornozeleira.

Outros integrantes da quadrilha moravam em São Luís, em Igarapé Grande e em São José do Ribamar.

A operação Allien também vai cumprir 20 mandados de busca e apreensão. O nome da ação faz referência ao filme de mesmo nome, em que um parasita alienígena se desenvolve e consome seu hospedeiro.

Os investigados não têm permissão para saírem de suas casas durante a noite, nos fins de semana e nos dias de folga. Eles também estão proibidos de acessar o prédio da Prefeitura de Paço do Lumiar, sair da cidade sem autorização judicial e manter contato com outros suspeitos. Em caso de descumprimento das regras, a prisão preventiva pode ser decretada.
Os envolvidos na quadrilha vão responder pelos crimes de desvio de recursos públicos, uso de documento falso e formação de quadrilha, fraude em licitações e lavagem de dinheiro. Somadas, as penas podem chegar a 35 anos de prisão. dn

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee