Pages

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

FICHA SUJA; TRE INDEFERE CANDIDATURA

Por .   Postado  sexta-feira, setembro 07, 2012   Sem Comentários

A candidata pelo PCdoB à Prefeitura de Aquiraz, Ritelza Cabral Demétrio, teve sua candidatura indeferida por unanimidade pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na noite de ontem. Ritelza, que já foi prefeita daquele Município até o ano de 2008 tenta retornar ao poder, mas teve seu registro indeferido, justamente, por ter contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) nos anos de 2006 e 2007
quando era gestora. Pesa ainda contra ela, o fato de ter mantido por quatro anos quatro servidores sem a realização de concurso público.

O Ministério Público Eleitoral e uma coligação adversária de Ritelza já haviam entrado com um pedido de impugnação da candidatura da prefeiturável, por ela não ter aplicado os 25% de recursos destinados para a Educação quando prefeita, repassando apenas 19%. No entanto, o juiz eleitoral da 122ª Zona Eleitoral, Edisio Meira Tejo, decidiu deferir o registro de Ritelza. Agora, com a decisão do TRE, por unanimidade, a candidata terá que recorrer do veredicto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para continuar na disputa em Aquiraz.

Notificada

Apenas a candidata Ritelza Cabral Demetrio, do PCdoB, havia sido notificada com impugnação durante o primeiro momento das eleições. Ela, que encabeça a coligação "Aquiraz mais feliz" teve suas contas de Governo, em duas ocasiões, quando foi prefeita de 2001 a 2004 e de 2005 a 2008, desaprovadas pela Câmara Municipal por não ter aplicado os recursos necessários para a pasta da educação.

Outro fato curioso no Município de Aquiraz é que o atual prefeito, Edison Sá (PMDB), tenta ser eleito no Município vizinho, Eusébio, cidade em que já foi gestor. O fato de Edison Sá não ter deixado seu cargo antes de tentar assumir a cadeira em outro Município também foi questionado por adversários dele, durante o período para pedidos de impugnações, mas a Justiça Eleitoral deferiu sua candidatura.

Outras

Foram indeferidas também, na noite de ontem, pelo TRE, as candidaturas de Iracy Duarte Dantas (PMDB), em Choró; de Edison Leite Araújo (PSB), em Pacoti; e Luis Flávio Mendes, do PT, em Senador Pompeu. Todos tiveram suas candidaturas indeferidas pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral por unanimidade, devido a contas desaprovadas quando eram gestores de órgãos públicos em seus respectivos municípios.

Durante a sessão de ontem, o TRE julgou 56 processos, de 191 que ainda precisavam ser julgados. Com isso, ainda restam 135 recursos que necessitam de uma avaliação da Corte, embora o prazo para julgamento de recursos de registro de candidaturas já tenha se encerrado.

Coligações

As coligações formadas para a disputa das prefeituras de vários municípios cearenses, este ano, colocam em contradição o discurso ideológico de algumas agremiações rotuladas como de direita e de esquerda.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) também participa de alianças com o DEM e com o PSDB em alguns municípios cearenses. A candidatura do PCdoB à prefeitura de Aquiraz é patrocinada por uma coligação composta por 12 partidos, entre eles o DEM.

Há casos como o do Partido dos Trabalhadores (PT) e do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) que em função de disputas majoritárias, no plano nacional, se colocaram em posição antagônica chegando a recomendar às instâncias inferiores distanciamento na formação de alianças políticas.

O Partido dos Trabalhadores, por exemplo, ao definir os partidos com os quais poderia se aliar, este ano, excluiu o PSDB e o DEM do seu arco de alianças. No Ceará exceções foram feitas a essa norma e em Morada Nova o candidato do PT conta com o apoio de outros nove partidos, entre eles o PSDB.

Em outros municípios há casos em que PT, PSDB e DEM figuram na mesma coligação, embora o candidato a prefeito pertença a outra legenda. Em Redenção, por exemplo, o candidato a prefeito pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) consegui reunir na mesma aliança o PT, o DEM e o PSDB, tradicionais adversários.DN

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee