Pages

sábado, 7 de julho de 2012

REFLEXÃO;ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Por .   Postado  sábado, julho 07, 2012   Sem Comentários



A campanha eleitoral para prefeito e vereador já está oficialmente nas ruas, em todo o País. Estas eleições, segundo analistas, configurariam o primeiro lance da disputa presidencial de 2014, para a qual os municípios são peças importantes na logística eleitoral. Seja como for, a eleição municipal é importante por si mesma.
 O poder local, teoricamente, é a instância política mais acessível ao cidadão, por ser a mais próxima. Já se disse que o cidadão nasce, cresce, trabalha, sorve as benesses e as agruras da vida, e morre, no espaço do Município. É também o poder mais antigo: o Brasil convive com o poder local desde o nascedouro, e antes de ser Nação. Traduziu-o as “câmaras dos homens bons”, no período colonial.
O espaço do Município é o laboratório por excelência para o surgimento e experimentação de formas institucionais novas, capazes de moldar o Estado. No Brasil, o município readquiriu a autonomia originária quando se tornou ente federativo, na Constituição de 1988, ombreando-se aos outros membros da Federação - Distrito Federal, Estados e União -, embora ainda lhe faltem instituições equivalentes.
As eleições municipais são a ocasião para a escolha do projeto político que deve conduzir à construção do modelo de sociedade almejado por cada cidadão ou cada segmento social. Nesse espaço, o eleitor tem mais chance de conhecer os quadros políticos (prefeito e vereador), bem como de identificar as forças sociais e os interesses que dão embasamento a cada candidatura.
O ideal seria visar menos os personagens e mais a proposta encarnada por eles. Outro critério seria identificar qual o partido que mais corresponde aos anseios da comunidade (não só pelos projetos apresentados, mas, também, pela composição das forças sociais que o apoiam). Ainda, outro, seria analisar a prática pregressa dos candidatos e se suas propostas são consistentes, ou demagógicas (apenas aparentes). Assim, evita-se “comprar gato por lebre”. 
Por fim, o eleitor deve ter em vista se o prefeito e o vereador escolhidos vão apoiar o projeto que ele – eleitor - gostaria que fosse vencedor nas eleições nacionais de 2014.OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee