Pages

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

CANDIDATURA LARANJA; PROS É ALVO DE AÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, setembro 14, 2020   Sem Comentários


O alvo é o partido do Capitão Wagner. Foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão, incluindo ainda a sede do partido político, um posto de gasolina e nas residências da investigada e dos proprietários das empresas envolvidas. A candidatura seria "laranja", usada como fachada para repasse de recursos eleitorais.

O Pros, partido do deputado federal Capitão Wagner, foi alvo na manhã desta segunda-feira, 14, de operação da Polícia Federal no Ceará. Batizada de Spectrum 274, a ação investiga supostos desvios do Fundo Eleitoral pelo partido. Na eleição de 2018, uma candidata a deputada estadual pela sigla recebeu R$ 274 mil da verba, mas obteve apenas 47 votos.

A investigação foi instaurada a pedido da Procuradoria Regional Eleitoral no Ceará após série de reportagens do O POVO de fevereiro de 2019. 


Ao todo, a Spectrum 274 cumpriu oito mandados de busca e apreensão, incluindo ainda a sede de um partido político, um posto de gasolina e nas residências da investigada e dos proprietários das empresas envolvidas. 

A PF não citou o partido envolvido. Na eleição de 2018, no entanto, apenas duas candidatas tiveram 47 votos, Débora Ribeiro (Pros) e Eliane (PMN). Eliane, porém, não recebeu qualquer repasse do Fundo Eleitoral.

Nas prestações de contas à Justiça Eleitoral, Débora disse ter investido mais de 75% do valor na contratação de militantes e em material gráfico. Mesmo assim, não existem vestígios da campanha nas redes. Vários dos locais citados ou visitados pela reportagem, como um escritório de contabilidade e uma gráfica, foram alvos da operação de hoje.

A campanha possuía ainda diversos outros sinais de ser “de fachada”, sem real interesse de vitória. A gráfica citada pela campanha, por exemplo, não funcionava no endereço informado à Justiça, existindo apenas uma residência no local. Além disso, a candidatura disse ter contratado 141 pessoas, número três vezes maior que o total de votos de Débora.

Outra reportagem do O POVO mostrou também relação de Débora Ribeiro e o deputado federal Vaidon Oliveira (Pros), cunhado da candidata e até 2018 dirigente do Pros Ceará. No registro de candidatura à Justiça Eleitoral, por exemplo, a investigada declarou como e-mail o endereço deboravaidon90@hotmail.com. 

Além disso, pessoas que trabalharam com o parlamentar e até a irmã dele receberam repasses da campanha de Débora. A candidatura seria "laranja", usada como fachada para repasse de verba eleitoral.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee