Pages

quinta-feira, 23 de abril de 2020

ESTADO APRESENTARÁ PLANO DE REABERTURA DA ECONOMIA

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, abril 23, 2020   Sem Comentários


Informação foi confirmada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Maia Júnior. 

Ele ainda disse que as empresas liberadas a operar no Ceará, agora, representam 74,8% das riquezas geradas na economia local.

O plano de reabertura da economia no Ceará começa a ganhar pontos mais definidos. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado, Maia Júnior, o Governo deverá apresentar a primeira versão do planejamento elaborado pelo grupo de trabalho criado para discutir o assunto na próxima quarta-feira (29). 

Apesar de parte dos negócios no Estado estar fechada como medida de combate ao coronavírus, o titular da Sedet destacou que a atividade econômica não está totalmente paralisada, e que as empresas habilitadas a operar agora representam 74,8% das riquezas geradas no Ceará.

Maia Júnior destacou que o trabalho está sendo feito em conjunto com empresários do setor produtivo, que representam entidades cearenses, e com representantes do Governo Estadual, além de outros órgãos públicos, como o Ministério Público Estadual e o Ministério Público Federal. 

Ele ainda comentou que o planejamento precisa ser pensado com cautela, considerando as dificuldades impostas pela crise sanitária da pandemia do novo coronavírus.

O secretário também apontou que os planos de retomada da economia apresentados pelo Governo Federal não continham muitos detalhes, o que poderia comprometer o processo de reabertura. 

"Na quarta-feira, teremos a primeira versão, que foi discutida com entidades empresariais e o Ministério Público. O Governo Federal já começou a falar nisso, mas não detalhou nada, fez alguns comentários, e é preciso trabalhar bem."

Maia ainda apontou que a crise do coronavírus apresenta uma cenário complicado, porque pressiona o sistema de saúde, então reabrir a economia sem planejamento poderia causar uma nova onda de contaminação. Caso haja mais casos, o Estado poderia ter dificuldades em oferecer leitos de terapia intensiva para o tratamento dos casos mais graves da Covid-19.

"Essa crise tem vários momentos, destacando a saúde. Sem uma situação controlada, não há garantia de leitos se o tamanho da contaminação for grande, o que termina por dificultar uma garantia de tratamento", disse Maia.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho ainda disse que as decisões sobre a retomada serão lideradas pelos especialistas da área da saúde, reforçando o posicionamento do governador Camilo Santana.

Valor adicionado

Mesmo durante o momento de redução da atividade econômica no Ceará, Maia Júnior ressaltou que as empresas que estão liberadas a operar representam 74,8% do Valor Adicionado Bruto (VAB) no Estado. O conceito é utilizado para indicar o valor que a atividade agrega aos bens e serviços consumidos no seu processo produtivo. É um indicativo da contribuição da atividade ao Produto Interno Bruto (PIB) cearense.

Casos de Covid-19

O Ceará alcançou 4.702 diagnósticos positivos e 271 óbitos em decorrência da Covid-19 até as 17h desta quinta-feira (23), conforme dados da plataforma IntegraSUS da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Em relação aos dados fornecidos no mesmo horário desta quarta-feira (22), houve um acréscimo de 586 novos resultados positivos para o vírus, além de mais 32 mortes confirmadas. 

Desde o dia 15 de março, quando a Sesa divulgou os três primeiros casos de Covid-19 no Ceará, este é o pior dia da pandemia no Estado, com recorde tanto de óbitos registrados, como de casos confirmados.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee