Pages

terça-feira, 31 de dezembro de 2019

CONSÓRCIO DE SAÚDE; PREFEITOS QUEREM SER OUVIDOS POR CAMILO SANTANA

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 31, 2019   Sem Comentários


Gerou reação entre os prefeitos cearenses a nota dada nesta coluna na edição de domingo sobre a situação dos consórcios de Saúde no interior do Estado. 


Presidentes das unidades não se conformam com a ideia de seleção pública para os cargos diretivos das unidades. 

Querem uma reunião com o governador Camilo Santana para debaterem o tema, que é alvo de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado. Além do diálogo político, os prefeitos desejam alertar o Estado sobre a lei que rege os consórcios de Saúde. 

O decreto, portanto, não poderia substituir o que manda a legislação. Por meio da Aprece, eles reconhecem a necessidade de mudanças no sistema público de Saúde como um todo, inclusive nos consórcios, mas querem diálogo para fazer ponderações sobre o modelo. Uma fonte desta coluna diz que há um movimento entre prefeitos que não descarta entregar os cargos de presidente dos consórcios, caso não haja mudanças no entendimento.

O cerne da questão

Para os gestores municipais, a administração das unidades que congregam policlínicas e Centros de Especialidades Odontológicas exige cargos de confiança. "Quem reponde perante o Tribunal de Contas é o prefeito presidente. Como o diretor financeiro não vai ser da confiança dele?", questiona o presidente da Aprece, Nilson Diniz. 

Além disso, ele lembra que a indicação dos diretores do consórcio é feita em assembleia em que o Estado também tem direito a voto. A posição mostra que o embate ainda terá novos capítulos.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee