A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (7), uma nova operação para apurar a interferência de facção
criminosa na eleição municipal de 2024 em Santa Quitéria, na região do Sertão dos Crateús do Ceará.Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados.
A ação ocorreu no município que teve Braguinha (PSB) e Gardel Padeiro (PP), membros da chapa vitoriosa no pleito de 2024, cassados sob a acusação de envolvimento com o Comando Vermelho (CV) durante a campanha de 2024.
Conforme a Polícia Federal, o objetivo da operação é coletar provas que possam esclarecer o envolvimento de candidatos a cargos eletivos e outros indivíduos com facções criminosas, além de possíveis práticas ilícitas relacionadas à corrupção e coação eleitoral.
A ação foi realizada por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Ceará (FICCO/CE) e recebeu o nome de “Promessa Vazia”. A apuração policial dá continuidade às investigações iniciadas pela Delegacia de Direitos Humanos e Defesa Institucional (DELINST) e cumpre mandados expedidos pelo Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE).
Ainda segundo a PF, as investigações prosseguem para aprofundar a apuração dos fatos e identificar os envolvidos. A operação é resultado da atuação dos órgãos que compõem a FICCO/CE, como as polícias Civil, Militar e Penal, em cooperação com o Ministério Público Eleitoral.
O Diário do Nordeste acionou a Polícia Federal e o Ministério Público para saber mais detalhes da operação e aguarda resposta. A matéria será atualizada em caso de retorno.
CHAPA CASSADA
O prefeito Braguinha (PSB) e vice Gardel Padeiro (PP), integrantes da chapa vencedora das eleições do ano passado, foram afastados dos cargos em 2025, por abuso de poder político e econômico.
Eles são acusados de receber ajuda da facção criminosa Comando Vermelho (CV) para a prática de compra de votos e para ameaças contra adversários.
A partir do afastamento, o município passou por eleição suplementar em outubro, quando Joel Barroso (PSB) foi eleito com 53,21% dos votos. O novo prefeito é filho de Braguinha e estava na presidência da Câmara Municipal de Santa Quitéria.PONTO DO PODER
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS
Instagram: @radiopalhano_web
RP: O SEU ENCONTRO COM O JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO


0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.