O juiz Fábio Medeiros Falcão de Andrade, da 64ª Zona Eleitoral de Coreaú, determinou a cassação dos diplomas do prefeito de Moraújo, Ruan Lima (PSD), e da vice-prefeita Ana
Sara (PSD); por suposto abuso de poder político nas eleições de 2024. Ainda cabe recurso da decisão.O magistrado julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que apontava abuso de poder econômico e captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Além da cassação, o juiz determinou a inelegibilidade de ambos por um prazo de oito anos e determinou a realização de novas eleições em Moraújo, diante da anulação dos votos da chapa eleita.
A denúncia, iniciada pela chapa derrotada do PSB, aponta que os atuais gestores teriam sido beneficiados diretamente de ações promovidas pela gestão anterior, em especial da utilização indevida do programa municipal "Trabalho Já", que teria sido utilizado como instrumento de favorecimento político. O Ministério Público Eleitoral (MPE) opinou pela improcedência da denúncia.
Na atual decisão, o juiz destacou que o conjunto dos elementos probatórios apresentados comprovam ausência de estrutura mínima dos requisitos legais, sendo as provas documentais e testemunhas colhidas definitivas para o julgamento de que o programa foi executado sem as exigências legais, servindo assim, como instrumento de cooptação política.
Testemunhas ouvidas relataram que foram admitidos sem passar por critérios ou análises e outros alegaram terem sido excluídos por apoiar outros grupos políticos, segundo a decisão.
O POVO tentou contato com a Prefeitura de Moraújo para comentar a decisão e atualizará a matéria quando houver retorno.
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS-Instagram:
@radiopalhano_web
Youtube- @radiopalhanoweb
RP: O SEU ENCONTRO COM O JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO, A PARTIR DAS 12;00 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.