Pages

domingo, 29 de junho de 2025

CONGRESSO NACIONAL: GOVERNO LULA DESARTICULADO E ENFRAQUECIDO POLITICAMENTE

Por ipuemfoco   Postado  domingo, junho 29, 2025   Sem Comentários


A recente derrubada do decreto do IOF pelo Congresso Nacional marcou mais do que uma derrota para o presidente

Lula: escancarou uma crise de articulação política do governo. 


O episódio, simbólico por envolver um tema econômico relevante, expõe a fragilidade de uma base aliada que se mostra cada vez mais dispersa e desconectada da liderança e dos interesses do governo no parlamento. 

As derrotas do governo em votações estratégicas estão se tornando rotina. Em diversas delas, partidos que ocupam ministérios contrariaram as orientações do Palácio do Planalto. O resultado tem sido um ambiente de insegurança institucional, em que o Executivo não consegue prever o comportamento do Legislativo nem coordenar esforços mínimos para aprovar sua agenda. 

A responsabilidade desse cenário recai, em parte, sobre a liderança do governo no Congresso. A falta de coesão, aliada à incapacidade de negociação e de construção de consensos, cria um pacote político que é preenchido por ambições e interesses individuais dos parlamentares. Os aliados mais fiéis, por sua vez, assistem ao processo com perplexidade, diante de um festival de derrotas que mina a autoridade do presidente e amplia o desgaste público da gestão. 

Esse enfraquecimento tem efeitos imediatos sobre o debate sucessório. Ainda estamos em meados de 2025, mas a antecipação das articulações para 2026 já é evidente. A percepção de fraqueza do governo estimula movimentos de independência de partidos do centrão, fortalece pré-candidaturas oposicionistas e acende alertas nos bastidores do PT e aliados. Cada derrota legislativa acelera o relógio político e reduz o tempo disponível para uma recomposição de forças. 

Lula, com larga experiência no jogo político, sabe que não há tempo a perder. Entretanto, há poucos sinais de disposição para reverter a maré desfavorável. Se o governo seguir errático, corre o risco de chegar ao próximo ciclo eleitoral não apenas com baixa popularidade, mas com o capital severamente comprometido.

ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS-

Instagram: @radiopalhano_web

Youtube- @radiopalhanoweb

RP: O SEU ENCONTRO COM O JORNALISMO SÉRIO E INDEPENDENTE É NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO,A PARTIR DAS 12;00 HORAS, DE SEGUNDA A SEXTA-FEIRA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee