Antes de morrer, Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, indicou em testamento como gostaria de ser sepultado.
Conforme Vaticano, o pontífice pediu para ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, em um "túmulo simples, no chão e sem decoração especial".
"Sentindo que o fim da minha vida terrena se aproxima e com uma viva esperança na vida eterna, desejo expressar minhas vontades testamentárias unicamente quanto ao local do meu sepultamento", afirma o testamento do jesuíta argentino, datado de 29 de junho de 2022.
Francisco morreu aos 88 anos nesta segunda-feira, 21, em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame, que o deixou em coma e com insuficiência cardiocirculatória irreversível, de acordo com sua certidão de óbito.
Ele havia passado 38 dias hospitalizado por uma grave pneumonia e recebeu alta no dia 23 de março recente. Nesse domingo, 20, o pontífice chegou a participar da celebração da Páscoa, mesmo debilitado.
No testamento que deixou escrito, Francisco mostrou o desejo de ser enterrado no santuário no qual tinha uma forte ligação: "Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado".
Em outro trecho, o jesuíta faz jus a humildade pela qual ficou mundialmente conhecido, escrevendo: "O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus"
Leia testamento na íntegra:
Miserando atque Eligendo
Em Nome da Santíssima Trindade. Amém.
Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar a minha vontade testamentária somente no que diz respeito ao local da minha sepultura.
Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal e episcopal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que os meus restos mortais repousem, esperando o dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.
Desejo que a minha última viagem terrena se conclua precisamente neste antiquíssimo santuário Mariano, onde me dirigia para rezar no início e fim de cada Viagem Apostólica, para entregar confiadamente as minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer-Lhe pelo dócil e materno cuidado.
Peço que o meu túmulo seja preparado no nicho do corredor lateral entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza desta mesma Basílica Papal, como indicado no anexo.
O túmulo deve ser no chão; simples, sem decoração especial e com uma única inscrição: Franciscus.
As despesas para a preparação da minha sepultura serão cobertas pela soma do benfeitor que providenciei, a ser transferida para a Basílica Papal de Santa Maria Maior e para a qual dei instruções apropriadas ao Arcebispo Rolandas Makrickas, Comissário Extraordinário do Cabido da Basílica.
Que o Senhor dê a merecida recompensa àqueles que me quiseram bem e que continuarão a rezar por mim. O sofrimento que esteve presente na última parte de minha vida eu o ofereço ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povo. O POVO
ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS-
0 comentários:
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.