Pages

sexta-feira, 29 de julho de 2022

ALFORRIA JUDICIAL: POLITICOS CORRUPTOS SERÃO CANDIDATOS

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, julho 29, 2022   Sem Comentários


O Mensalão estampou a facilidade com a qual congressistas colocaram-se à venda. 


A Lava Jato descortinou o maior escândalo de corrupção do país e demonstrou a transformação dos órgãos públicos em um balcão de negócios escusos. 


Operações policiais nos estados expuseram governadores que drenaram os cofres para encher os próprios bolsos enquanto a população padecia com serviços sucateados e inoperantes. 


Não à toa, após décadas de um país tragado pela imoralidade, a prisão ou a condenação à inelegibilidade de boa parte dos políticos poderosos envolvidos nos esquemas aparentavam, finalmente, ter colocado um ponto final na impunidade. Ilusão. 


Com uma mãozinha do Judiciário e outra do Congresso, nomes influentes — e enrolados — se reabilitaram e pavimentam o caminho para voltar à cena nas eleições ou articulam nos bastidores para emplacar aliados.

PODEROSO CHEFÃO Valdemar Costa Neto, manda-chuva da campanha de Bolsonaro, saiu da cadeia recentemente por ter comandado o Mensalão do PT (Crédito:Sérgio Lima)


A corrida presidencial é a prova de que os políticos brasileiros não ficam por muito no deserto. Lula poderá testar as urnas graças à decisão em que o STF reconheceu a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgá-lo, anulou as condenações dele na Lava Jato e remeteu os processos à Justiça Federal do DF para uma nova análise — àquela altura os crimes estavam prescritos. 


Valdemar Costa Neto, condenado no Mensalão e manda-chuva do PL, está entre os nomes que dão as cartas na campanha de Bolsonaro e, com a filiação do capitão, transformou seu partido no maior do Brasil, o que lhe garante gordos repasses de dinheiro público. Embora os dois sejam os exemplos mais cristalinos de políticos que “deram a volta por cima”, a lista vai muito além.


Eduardo Cunha (PTB-SP) retomou os direitos políticos no TRF da 1ª Região. O ex-deputado, em princípio, estava inelegível até 2027 por mentir sobre a existência de contas em seu nome no exterior, mas o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão anulou, em decisão liminar, a resolução da Câmara de 2016 que impôs a cassação do mandato dele e, assim, o livrou da Lei da Ficha Limpa. Cunha, agora, quer surfar na onda de extrema-direita para se eleger. 


A convenção que o confirmará como candidato está prevista para sábado (30) e contará com a presença de Bolsonaro. Pivô do impeachment de Dilma Rousseff, o ex-parlamentar montou um roteiro de viagens pelo estado paulista para promover o livro Tchau, Querida, na tentativa de faturar com o antipetismo.


Outros manda-chuvas da política beneficiaram-se não apenas da benevolência do Judiciário, mas também da mão amiga do Congresso. É o caso de José Roberto Arruda, ex-governador do DF. Correligionário de Bolsonaro, ele voltou ao jogo eleitoral depois de o presidente do STJ, Humberto Martins, suspender os efeitos das duas condenações dele por improbidade administrativa relacionadas à Operação Caixa de Pandora, que investigou o Mensalão do DEM no DF. 


O ministro baseou-se na nova Lei de Improbidade Administrativa, chancelada pelo parlamento no ano passado, que abrandou os critérios para a penalização de agentes públicos. O Planalto sabia da decisão antes do despacho e, em um acordo para pacificar a base na capital, o presidente acertou a candidatura de Arruda a deputado federal, ainda que ele pretendesse concorrer ao Palácio do Buriti. Com o caminho livre, o ex-governador voltou às redes. “Desmorri”, escreveu, em tom de brincadeira.

MENSALÃO DO DEM O ex-governador do DF, José Roberto Arruda, foi preso por articular o Mensalão do DEM, mas deseja voltar à política como deputado (Crédito:José Cruz/AGENCIA BRASIL)

O negociador de Lula

Há, ainda, quem não busque o perdão do eleitor nas urnas, mas não abra mão do poder da articulação nos bastidores. Condenado no Mensalão e um dos próceres do PT, José Dirceu diz que a compra de votos pelo governo na era Lula “não existiu”. O ex-ministro abriu mão de participar da coordenação de campanha do ex-presidente para evitar um mal-estar, mas não deixou de ter voz e negocia em reservado. 


Condenado a mais de 98 anos de prisão, o ex-governador Luiz Fernando Pezão tem papel parecido: está longe dos holofotes, mas articula apoios a André Ceciliano, candidato petista ao Senado pelo Rio.

E há, também, os que sonhem com um milagre no Judiciário para retornar à política. Primeiro governador a ser cassado em um processo de impeachment na história da República e inelegível por cinco anos, Wilson Witzel submeterá seu nome ao PMB para disputar mais uma vez o Palácio Guanabara. 


“O impeachment contra mim foi um golpe. Não respondo a ações penais ou de improbidade. Minha cassação foi resultado de uma investida de deputados de oposição que, depois, tomaram conta do governo”, disse à ISTOÉ o ex-juiz, que acumula derrotas no STF. 


Diante da reabilitação em massa de corruptos, percebemos que a repulsa da sociedade pela política está longe do razoável.ISTOÉ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee