Pages

domingo, 10 de abril de 2022

CHAPA LULA-ALCKMIN: COMO FICA O PSB NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  domingo, abril 10, 2022   Sem Comentários


Após o anúncio de intenção de aliança entre PT e PSB, por meio da possível chapa Lula-Alckimin, de maneira muito antecipada, os arranjos regionais dos partidos de esquerda e

centro-esquerda entram em xeque e podem produzir algumas “anomalias”. Pelo menos no Ceará, onde a maioria faz parte do mesmo projeto político que está no poder, inicialmente, nada muda.

O comando do PSB local avisa que aqui a legenda deve defender o nome de Ciro Gomes, pré-candidato do PDT à Presidência. Recentemente, o partido trouxe lideranças nacionais, como o presidente Carlos Siqueira e o pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro, Marcelo Freixo, para o encontro regional que confirmou o deputado federal Denis Bezerra como presidente estadual.

Na oportunidade, Siqueira já defenestrou qualquer dúvida sobre a ambiguidade do partido em relação à provável aliança nacional com os petistas. Ele disse defender a aliança no Ceará, que envolve PT, PDT e PSB. Independentemente das alianças nacionais, o líder deu carta branca para que a legenda, no Ceará, defenda a aliança local com o PDT.

Presidente local, Denis Bezerra, reforça que nada muda nas relações no Ceará, mas pondera que as definições ainda estão distantes. “Os entendimentos (da possível chapa Lula-Alckimin) ainda vão passar por debate e pelo crivo dos partidos mais à frente. Aqui no Ceará, todos integramos o mesmo projeto, portanto, nenhuma perspectiva de mudança”, disse.

O presidente considera que, apesar dos entendimentos nacionais, o PSB local deve estar com o PDT.

“Claro que isso também vai passar por debate dentro do partido aqui no Estado. A tendência é que a gente apoie o Ciro no primeiro turno”
DENIS BEZERRA
Deputado federal
.

O PSB ganhou mais espaço na aliança governista local na disputa pela Prefeitura de Fortaleza em 2020, com a eleição de José Sarto (PDT). O partido indicou o vice, Élcio Batista, na chapa. Ele reforça a manutenção da aliança. “Estamos em um projeto vitorioso na economia, habitação, na infraestrutura e no social. Não há motivo nenhum para não continuar”, diz.

Élcio relembra o arranjo político que manteve a aliança local em 2018 com as candidaturas de Ciro Gomes (PDT) e Fernando Haddad (PT). “Nacionalmente, pode haver projetos diferentes, naturalmente alguma divergência, mas temos uma aliança local sólida”, disse.

“É importante o debate nacional ter um líder como o Ciro, que tem um projeto de País. Um plano Nacional de Desenvolvimento. Temos que ter pessoas com essa mentalidade para o processo eleitoral brasileiro”.
ÉLCIO BATISTA
Vicde-prefeito de Fortaleza

Por outro lado, ele considera “democrático”, o pleito do ex-presidente Lula e do PT, aliados nacionais do PSB.

ALIANÇA LOCAL

No Ceará, o PSB já abrigou os irmãos Cid e Ciro Gomes e boa parte do grupo político no Ceará. Após a saída deles, entretanto, o PSB seguiu na base aliada do grupo do PDT. Sem tanta capilaridade no Estado, a manutenção e crescimento do partido no Ceará depende, em parte da articulação do grupo governista, pois abriga uma parte dos aliados.

Nas disputas pela vagas na Câmara dos Deputados, em outubro, o partido diz ter convicção de que fará ao menos um deputado federal, mas tenta ampliar.PONTO DO PODER


RP;DETALHES VOCÊ ACOMPANHA NA RÁDIO PALHANO WEB,COM O RADIALISTA ROGÉRIO PALHANO APARTIR DAS 19;00HS,NO PROGRAMA DE FRENTE COM A VERDADE.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee