Pages

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

O EFEITO DE MANADA SEGUE O LÍDER

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, fevereiro 02, 2022   Sem Comentários


No Brasil, os resultados das pesquisas eleitorais movem os políticos para alianças improváveis. Em jogo, o pragmatismo e a sede pelo poder. 


O presidente do PSD, Gilberto Kassab, é um bom exemplo dessa prática. Ele vinha relutando em negociar apoio à candidatura de Lula. Ele pretendia aderir à candidatura do petista apenas no segundo turno. Mas, diante da possibilidade do ex-presidente vencer as eleições ainda no primeiro turno, fez Kassab dar início às negociações com o PT. 


Afinal, o ex-prefeito passou a entender que a candidatura do senador Rodrigo Pacheco está com muita dificuldade para decolar e que seria melhor embarcar logo no barco petista. Nesse caso, o ex-governador Geraldo Alckmin seria vice de Lula pelo PSD. A tendência de crescimento, identificada nas pesquisas, cria uma força de atração e a manada costuma reverenciar quem lidera. E, nesse caso, Lula está sendo amplamente beneficiado.


O senador Renan Calheiros é outro que segue essa lógica. Após receber a visita de Lula, ele não se esquivou de confirmar apoio ao petista. “Se o MDB não tiver um candidato competitivo, é mais consequente fecharmos uma aliança com Lula”. 


Calheiros não acredita no sucesso da candidatura da senadora Simone Tebet, que foi lançada recentemente pelo partido. Ela não consegue projeção nas pesquisas e não tem apoio dos principais nomes da sigla. Entretanto, essa tipo de costura que Renan está iniciando é rotineira no MDB, que costuma formar a base de apoio ao governo, qualquer que seja ele. Foi assim com os governos do PSDB e também com as gestões do PT no passado.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee