Pages

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

SUSPENSÃO DE COMPRA DE SERINGAS GERA REAÇÃO DE PREFEITOS E GOVERNADORES

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, janeiro 07, 2021   Sem Comentários



O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, nesta quarta-feira (6), que o Ministério da Saúde suspendeu a compra de

seringas até que os preços "voltem à normalidade", e que estados e municípios têm estoques suficientes para o início da vacinação contra a Covid-19. 


A declaração do foi contestada por prefeitos. Governadores também manifestaram preocupação com insumos para a vacinação, como equipamentos de proteção individual a serem usados por profissionais de saúde nos estados.

"Como houve interesse do Ministério da Saúde em adquirir seringas para seu estoque regulador, os preços dispararam", justificou o presidente. 

"Estados e municípios têm estoques de seringas para o início das vacinações, já que a quantidade de vacinas num primeiro momento não é grande", escreveu Bolsonaro em uma rede social.

Na semana passada, licitação do Ministério da Saúde para a compra de 331,2 milhões de seringas e agulhas só conseguiu garantir 7,9 milhões de unidades. As empresas reclamaram que os preços pagos pelo Governo estavam abaixo dos praticados no mercado.

A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) rebateu o presidente e disse que as seringas e agulhas de que os municípios dispõem destinam-se a procedimentos variados, inclusive vacinas do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Governadores também questionaram o Ministério sobre a garantia de insumos para a vacinação. A cobrança foi feita em reunião anteontem. Os gestores levantaram dúvidas sobre a disponibilidade de seringas e equipamentos de proteção individual.

Segundo o governador do Piauí, Wellington Dias, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros, disse que levaria as questões ao ministro Eduardo Pazuello. "Pedimos a apresentação de um cronograma em que tenhamos a informação precisa de quando podemos começar a vacinação no Brasil", afirmou.

Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que fará novas licitações e que o pregão fracassado seria apenas a "primeira parte" da negociação. "O resultado não é final e sim da primeira parte, por isso terão novos certames, outros pregões, como previsto em lei", diz o texto.

Câmara dos Deputados

O deputado federal Baleia Rossi (DEM-SP) lançou, também nesta quarta, sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, formalizando o apoio do maior bloco até o momento, com 11 partidos. Em seu discurso, Baleia Rossi defendeu "vacina gratuita e para todos".

"Por sugestão de vários líderes, conversei com o presidente Rodrigo Maia para, se necessário for, fazermos a convocação de Câmara e Senado, para votar ainda neste mês, uma medida urgente (em relação às vacinas)", declarou o deputado.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee