Pages

terça-feira, 16 de junho de 2020

COM CONTAS APERTADAS,PREFEITOS SE DIVIDEM SOBRE MANTER DATA DAS ELEIÇÕES

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, junho 16, 2020   Sem Comentários


A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) resiste ao plano de adiar as eleições municipais deste ano, mas ainda não há consenso sobre o tema. Nesta terça (16), líderes do Congresso e do TSE debatem a questão com especialistas em saúde.

Principal entidade que representa os prefeitos no País, a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) resiste ao plano de adiar as eleições municipais deste ano. 

Uma das propostas em discussão na Câmara dos Deputados e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é transferir a votação de outubro para novembro. Dentre os argumentos para que seja mantida a data original, estão a redução dos períodos de transição e ainda o prazo para possíveis recursos judiciais.

Nos bastidores, há também outra razão. O socorro pago pela União a estados e municípios para compensar a queda de arrecadação de impostos durante a crise vai até setembro. Depois disso, a perspectiva é que muitas prefeituras não tenham dinheiro para cumprir com as folhas de pagamento, o que pode arranhar a popularidade dos que tentam a reeleição.

"Se não acontecer um novo apoio para outubro, novembro e dezembro, você pode ter certeza que boa parte dos municípios do Brasil vai atrasar folha de pagamento de colaboradores, fornecedores e vão ter dificuldade no prestamento de serviço à população", disse o presidente da CNM, Glademir Aroldi. Ele defende a prorrogação dos mandatos atuais por até dois anos, mas se não tiver apoio para a proposta, pede pela manutenção do calendário e cita que os prazos já estão em curso.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem trabalhado para adiar as eleições para novembro ou dezembro, sem a possibilidade de se manter os atuais prefeitos mais tempo no poder. "Precisamos respeitar o resultado das urnas que garantiu o mandato de quatro anos aos prefeitos e vereadores", argumentou, na semana passada.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso, já disse que a sugestão da Corte Eleitoral é também adiar o pleito para novembro. Nesta terça-feira (16), ele promove uma conversa entre uma equipe médica e lideranças da Câmara sobre as condições sanitárias do País para se realizar as eleições. 

Maia é contra a prorrogação dos mandatos. Na visão do parlamentar, isso é um precedente perigoso que, no futuro, pode ser utilizado eventualmente para um governo "com ampla maioria" no Congresso esticar sua permanência no Poder.

Centrão

A ideia de adiar em apenas um ou dois meses, porém, não tem apoio de líderes do Centrão. O presidente do Republicanos, Marcos Pereira (SP), defende a manutenção do calendário de outubro, com a adoção de medidas de segurança. "Eu havia me manifestado favorável ao adiamento, mas entendo que há meios seguros de manter as eleições na sua data original", disse.

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, acredita que a manutenção das eleições municipais em outubro seja o "melhor para o País", mas prega aguardar a posição do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o assunto.

Para o coordenador do Transparência Partidária, Marcelo Issa, o adiamento com manutenção do pleito em 2020 pode favorecer novatos na política e quem não detém mandato de modo geral, uma vez que pode haver um prolongamento do período de campanha eleitoral.

"Se não houver eleições neste ano, os favorecidos são evidentemente os detentores de mandato, embora alguns possam ter interesse em não adiar apostando numa alta abstenção, o que elevaria a vantagem do incumbente".

Julgamento da chapa

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta segunda, que a análise pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de um processo que pode levar à cassação da chapa presidencial eleita é “começar a esticar a corda”.

Questionamento

O presidente ressaltou que o processo, proposto pelo PDT, já deveria ter sido arquivado e que o julgamento é “inadmissível” e alimenta uma crise política “que não existe”. A iniciativa trata de um ataque virtual contra um grupo de mulheres nas redes sociais em 2018.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee