Pages

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2020

GOVERNO FARDADO

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, fevereiro 21, 2020   Sem Comentários


O capitão reformado Jair Bolsonaro tem nove dos 22 ministérios ocupados por militares, enquanto o primeiro presidente da ditadura militar de 64, o general Castello
Branco, tinha apenas cinco: o mandatário deseja mostrar que os generais podem garanti-lo no poder.

Os militares aquartelaram-se na chefia da nação e tomaram de assalto os quatro ministérios instalados no Palácio do Planalto, auxiliando o capitão reformado Jair Bolsonaro a refundar o governo. 

Se no primeiro ano de mandato quem dava as cartas era a ala ideológica comandada por Olavo de Carvalho, forçando o presidente a esticar a corda pelas demandas na área de costumes — o que jogou-o no pantanoso terreno das ideias da extrema-direita —, nessa nova fase os militares empurraram o presidente para a montagem de um primeiro escalão formado por integrantes das Forças Armadas.

Convenceram o presidente que apenas com a disciplina obtida nas casernas o governo conseguirá se reinserir no caminho da eficiência administrativa, para o mandatário perseguir o objetivo da reeleição. 

Bolsonaro constatou que os ministros políticos que ocupavam o Palácio, como Onyx Lorenzoni (Casa Civil), estavam mais preocupados em usar a máquina para atingir seus interesses pessoais — ele é candidato a governador do Rio Grande do Sul — do que trabalhar pelo fortalecimento de sua candidatura em 2022. 

Ao se cercar de generais quatro estrelas, o presidente demonstra aos políticos que também está se blindado contra eventuais tentativas de golpe ao seu governo ou até para desarmar um eventual processo de impeachment, como alguns parlamentares já começam a urdir. 

Os generais do gabinete fardado mostraram ao presidente, sem tergiversar, que ele vem perdendo gradativamente o apoio das bases que o levaram ao poder. No Parlamento, até os aliados de primeira hora, como os integrantes do PSL, viraram seus adversários. Os policiais que ajudaram-no a se eleger, mostram-se decepcionados por não terem conseguido aumentos. 

Os ruralistas já não estão com o governo e os lavajatistas ficaram inconformados com a fritura do ministro Sergio Moro. Até mesmo os governadores, que sempre lhe hipotecaram apoio, acabam de lhe declarar guerra.

Ao colocar o ex-interventor da Segurança do Rio, Walter Souza Braga Netto, no lugar de Onyx, o presidente deu um recado inequívoco de que deseja formar em torno de si uma redoma de militares como vacina contra os políticos. Por isso, apressou-se em indicar para a Casa Civil um general que ocupava a chefia do Estado Maior do Exército, escalando-o para coordenar o trabalho de todos os 22 ocupantes da Esplanada dos Ministérios, tarefa para a qual o antecessor mostrou-se incapaz. 

Ele veio também para “enquadrar” os ministros civis. O mandatário sabe muito bem que os militares tradicionalmente não têm pretensões eleitorais e sempre estão dispostos, por formação, a arregaçar as mangas para que o governo resolva os principais desafios, sobretudo reduzir as desigualdades sociais. 

E, melhor, eles não têm a pecha da corrupção. Têm as fichas limpas e são dotados de currículos com trabalho comprovado pelo bem da nação. Além do mais, a maioria dos ministros ideológicos, e todos civis, demoram para entregar melhorias em suas pastas, como é o caso de Abraham Weintraub (Educação), que continua na corda bamba.

Por isso, o “freio de arrumação” que Bolsonaro deu no governo, com a troca de Onyx por Braga Netto, não foi um ato isolado. O presidente militarizou por completo o Palácio do Planalto. Nomeou o almirante Flávio Augusto Viana Rocha para a chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), no lugar de Bruno de Souza, e transferiu esse importante órgão da Secretaria-Geral para a Presidência da República, mantendo-o debaixo de suas asas. 

E fez mais. Tirou poderes do assessor especial da presidência para Assuntos Internacionais, Filipe G. Martins, que mandava e desmandava no seu gabinete, transferindo-o para a SAE. Agora, Filipe, que é aluno de Olavo de Carvalho, terá que se reportar ao almirante e não mais diretamente ao presidente. 

O golpe para os olavistas foi tão grande que o próprio Filipe comentou nas redes sociais que, para “a tristeza” de seus adversários, ele não havia “morrido” como anunciaram. Além do ex-chefe do Estado Maior, Bolsonaro deverá nomear para a chefia de seu gabinete o general Geraldo Antonio Miotto, que atualmente é comandante militar do Sul e deve ir para a reserva nas próximas semanas. 

Miotto deve assumir o lugar de Pedro Cesar de Souza, atual chefe de gabinete do presidente, que pode ser indicado para uma vaga no Tribunal de Contas da União (TCU). O único entrave para Miotto se instalar no gabinete presidencial é que ele não gosta muito de Brasília.

O preferido

Esses generais que chegam agora ao Palácio do Planalto vão se somar aos demais auxiliares diretos do presidente que transformaram o primeiro escalão em um Quartel General – QG, como se diz no jargão militar, sempre sob a batuta dos generais Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional). 

Ramos é amigo de Bolsonaro há 40 anos, desde os tempos em que os dois compartilhavam o carro para ir trabalhar no Exército no Rio, e foi ele o arquiteto dessa guinada militarizante. Heleno também contribuiu, pois ele nunca deixou de ser um dos mentores do presidente. É um dos poucos que lhe fala as coisas mais duras, que os outros assessores não têm coragem de dizer. 

Mas, certamente, o ministro militar preferido de Bolsonaro, que é considerado quase um membro de sua família, como o próprio presidente afirma, é o major da PM Jorge Oliveira (Secretaria-Geral). 

O major Jorginho, como Bolsonaro o chama, é filho de Jorge Francisco, morto em abril de 2018, mas que foi seu chefe de gabinete durante a maior parte dos 28 anos em que ele exerceu o mandato de deputado federal. Francisco foi suspeito, inclusive, de comandar um esquema de “rachadinha” no gabinete do antigo deputado e hoje presidente. 

Por isso, Bolsonaro respeita cegamente suas opiniões. Admira tanto que pensa em indicá-lo para uma das vagas do Supremo Tribunal Federal (STF), dando um “passa-moleque” em Sergio Moro.

Foi o major Jorginho quem indicou um dos ministros mais eficientes do governo, o capitão da reserva do Exército, Tarcísio de Freitas (Infraestrutura), além de Wagner Rosário (ministro-chefe da Controladoria Geral da União), também militar. 

Os dois eram colegas de escola de Jorginho. Ao todo, o Executivo tem, nos primeiros escalões, 130 militares, um número que não foi atingido nem mesmo durante os governos do regime militar (1964-1985). Hoje, Bolsonaro dispõe de nove ministros militares, entre eles quatro generais quatro estrelas (o topo da carreira). 

Nem mesmo no mandato do general Castelo Branco, o primeiro presidente do regime militar, empossado em 1964, houve tantos integrantes das Forças Armadas no primeiro escalão — na ditadura de Castelo havia somente cinco ministros militares.

“O general Braga Netto será uma freirinha num prostíbulo”. Isso é o que diz o senador Major Olimpio (PSL-SP), ao comentar a escolha do general Braga Netto para chefiar a Casa Civil no lugar de Onyx Lorenzoni


Ao trocar Onyx pelo general Braga Netto, Bolsonaro militarizou o Palácio. Os generais terão mais tato no tratamento com os políticos?

Cada macaco no seu galho. O general Braga Netto é competente como militar. Na relação com Congresso, no entanto, será mais uma freirinha num prostíbulo. Tudo que ele conseguir será novo e bom, uma vez que a articulação hoje é inexistente.

Acha que o general Braga Netto conseguirá organizar melhor o governo?

O general Braga é um exemplo de militar. Se vai conseguir coordenar e enquadrar todos os ministros, e melhorar a relação com o Congresso, já é outra história. Torço para que dê certo e ajudarei no que puder, mas não acredito que isso acontecerá.

Ele será melhor que Onyx?

Substituir Onyx até vai ser moleza. Tudo o que ele fizer será simpático ao Congresso, já que Onyx conquistou a antipatia da grande maioria dos parlamentares.

A articulação feita pelo general Ramos melhorou o relacionamento com os parlamentares?

O general Ramos é muito querido, mas não é do ramo. As reclamações dos deputados e senadores são constantes quanto à desarticulação política do presidente.ISTOÉ

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee