Pages

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

ATENÇÃO IPU; MORADORES DO MUNICÍPIO DE TURURU DENUNCIAM DESCARTE INCORRETO DE PRODUTOS HOSPITALARES

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 27, 2019   Sem Comentários



Um vídeo mostrando o descarte incorreto de lixo hospitalar em um posto de saúde da cidade de Tururu, distante de Fortaleza cerca de 116 quilômetros, circulou pelas redes
sociais no último domingo, 24. Nele, um morador da região aparece narrando o cenário.



 "Olha aqui o lixo: luva, algodão, gaze, seringa. Todo dia é desse jeito, o lixo do posto de saúde é colocado no chão", descreve. O posto onde o vídeo foi gravado está localizado no bairro Estação, na rua Francisco Moacir Chaves.



"É perigoso o pessoal se furar", continua o morador. O vídeo também foi compartilhado em um grupo da cidade, onde outros habitantes mostraram indignação. "Cadê o carro da coleta de lixo hospitalar?", pergunta um. "Isto é vergonha para Tururu", completa outro.

Um dos denunciantes, vereador na cidade, José Moreira (PP), conta que "no município sempre foi assim". "Hoje à tarde, estou protocolando um requerimento junto à Marquise Ambiental para saber se o município está fazendo seu procedimento (de limpeza)", diz. O documento, segundo José, será protocolado junto à Secretaria Municipal da Saúde de Tururu. A Marquise Ambiental é uma empresa que presta serviços de limpeza urbana para a cidade.

O órgão, em entrevista ao O POVO, não nega o caso, mas diz não saber a origem dos produtos descartados e afirmou já ter feito a coleta do lixo. 

"Com relação à publicação em redes sociais, do fato citado, esclarecemos que uma pequena quantidade do material jogado em plena via pública, na unidade de saúde do bairro Estação, é proveniente de má fé, onde já tomamos as providências cabíveis", diz nota da Secretaria da Saúde do Município.

Roberta Alves, atual secretária da saúde, assumiu a gestão há um mês e, em entrevista, disse que o órgão está sendo "vítima de perseguição". Segundo Roberta, há um serviço específico para fazer o descarte correto de materiais ambulatoriais e que ele é mensal.

"Eles vão mensalmente, fazem a coleta de lixo. Agora a gente está tentando ver o melhor. A gente está definindo uma nova forma de coleta semanal", explica. A secretária disse que só teve acesso ao vídeo na última segunda-feira. 

O POVO teve acesso a um Boletim de Ocorrência (BO), feito por Roberta Alves, onde há o pedido, junto à Polícia Civil, para que uma inquérito policial seja aberto "para apurar os fatos e punir os envolvidos" no caso do descarte dos produtos hospitalares. OPOVO


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee