Pages

sábado, 9 de fevereiro de 2019

BRASIL;UMA CRIANÇA É INTERNADA A CADA 3 DIAS POR ACIDENTE COM ARMA DE FOGO

Por ipuemfoco   Postado  sábado, fevereiro 09, 2019   Sem Comentários






A cada três dias, uma criança de até 14 anos dá entrada em um hospital do Brasil em função de acidente doméstico com arma de fogo. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que entre 2015 e 2018 foram 518 internações no intervalo etário de até 14 anos. Facilitada no mês passado por decreto assinado por Jair Bolsonaro (PSL), a posse de armas de fogo ganha contornos dramáticos na estatística já consolidada dos acidentes domésticos e foi criticada amplamente por especialistas. 

A reportagem do jornal Folha de S. Paulo destaca que "pela norma, para ter uma arma na residência é preciso ter mais de 25 anos, ocupação lícita e residência certa e não ter sido condenado ou responder a inquérito ou processo criminal, além de comprovar a capacidade técnica e psicológica. Pessoas que moram com crianças devem ainda assinar declaração de que possuem cofre ou lugar seguro com tranca para guardar a arma. Para especialistas, porém, isso não elimina o risco de acidentes."

A matéria relata um caso de morte por disparo: "Juan Riquelme Machado Dias, 9, foi uma das crianças que morreram por disparo acidental de arma dentro de casa —entre 1996 e 2016 (dados mais recentes), foram 292 óbitos por essa causa. 

O caso ocorreu no ano passado. Juan estava sentado na cama do quarto, em Cidade Tiradentes (zona leste de SP), quando a madrasta arrumava o armário. Uma arma do pai que estava dentro do móvel caiu e disparou. 'O tiro bateu na parede e voltou no olho dele', diz a avó do menino, que não quis ser identificada."

Segundo o jornal, "o pai do garoto, que tinha histórico criminal por roubo, contou à polícia que comprou a arma com numeração raspada para se defender. Acabou preso por posse ilegal e foi levado com ferimentos após bater o rosto no chão várias vezes. A avó conta que resolveu se livrar dos pertences do neto para tentar esquecer a tragédia, mas um primo do menino não deixa.Toda pessoa que chega ele diz: é o Juan'."2/47

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee