Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2019

AÇÃO POPULAR PEDE AFASTAMENTO DO MINISTRO DO MEIO AMBIENTE

Por ipuemfoco   Postado  sábado, fevereiro 02, 2019   Sem Comentários


O deputado federal Afonso Florence (PT/BA) e a vereadora de Salvador Ana Rita Tavares (PMB) protocolaram nesta sexta-feira 1 uma ação popular que solicita a suspensão e posterior anulação da nomeação do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. 

A peça, distribuída para a 12ª Vara Federal de Salvador, considera ilegal a permanência do ministro no cargo, após ter sido condenado, em 1ª instância, por improbidade administrativa e ter os seus direitos políticos suspensos.


Ricardo Salles foi condenado, em dezembro de 2018, em ação de improbidade administrativa. A sua nomeação como ministro do Meio Ambiente tem sido alvo de ações populares desde o anúncio do seu nome para a pasta, quando a Justiça Federal de São Paulo negou o pedido liminar alegando ser a nomeação competência exclusiva do presidente da República.

O processo atual recorre à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) contra a nomeação do ex-presidente Lula como Ministro de Estado, sob o argumento dos princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade. Cita, ainda, o caso da deputada federal Cristiane Brasil, impedida de assumir a pasta do Ministério do Trabalho após condenação na Justiça Trabalhista.

A vereadora Ana Rita Tavares destaca como imoral a nomeação do ministro que teve os direitos políticos cassados por praticar atos lesivos ao meio ambiente. 

"Esta ação busca corrigir o equívoco desastroso da nomeação de um ministro que jamais poderia estar à frente da pasta do meio ambiente, porque foi condenado pela Justiça Paulista por ter praticado atos lesivos exatamente contrários ao que deveria defender", afirmou Tavares.

Para o deputado federal, Afonso Florence, Salles está inapto para assumir a pasta. "A sustentabilidade ambiental é um desafio da atualidade. Este ministro não possui credenciais políticas para exercer este mandato", protesta Florence.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee