Pages

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

CAMILO SANTANA SOBRE BOLSONARO E NORDESTE;''TODOS SOMOS HOMENS DE DIÁLOGO''

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 21, 2018   Sem Comentários

O governador do Ceará, Camilo Santana (PT), disse, nesta 4ª feira (21.nov.2018), que espera do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) “respeito à democracia” e que tanto os governadores eleitos como o político do PSL são homens de diálogo. A declaração foi dada em Brasília durante reunião dos 9 governadores do Nordeste.

Questionado sobre a declaração de Bolsonaro de que “exterminaria os vermelhos”em referência ao PT, Camilo desconversou e propôs união entre os governantes eleitos em 2018.

“Eu espero o respeito à democracia, eu por exemplo tive quase 80% dos votos no meu Estado. Todos nós somos homens de diálogo, o Brasil não precisa se dividir, precisa se unir”, disse.

O governador petista comentou a saída do presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE), que não conseguiu se reeleger. O senador atuava como intermediário entre os interesses do Nordeste e o governo federal presidido por Michel Temer (MDB).

Na futura administração de Jair Bolsonaro (PSL), Camilo disse querer dialogar diretamente com o político do PSL. “Queremos que a interlocução seja feita direta com o presidente da República. Vivemos em uma democracia, um regime federativo onde os Estados elegeram seus representantes”, declarou.

O governador também afirmou que Bolsonaro demonstrou estar aberto ao diálogo: “Então que haja uma interlocução institucional, respeitosa e é o que próprio presidente eleito tem colocado. Na última reunião colocou que independente de partidos, quer construir 1 diálogo”.

O petista também fez 1 apelo para que o programa Mais Médicos não seja extinto. O governo de Cuba anunciou a retirada dos médicos cubanos do programa, alegando como motivo “declarações desrespeitosas” de Bolsonaro.

“Hoje atende milhões de brasileiros, principalmente o Norte e o Nordeste. Nossa preocupação é que não haja descontinuidade. É 1 grande programa que atende lugares que dificilmente teriam condições de ter médico para atender às famílias e às pessoas”, declarou.

SEGURANÇA PÚBLICA
O encontro foi organizado pelo governador Wellington Dias (PT-PI) para organizar demandas conjuntas da região para serem apresentadas em uma carta ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

Além do governador do Piauí e de Camilo Santana, participaram o presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB), e os governadores eleitos João Azevedo (PSB-PB), Rui Costa (PT-BA), Flávio Dino (PC do B-MA), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Fátima Bezerra (PT-RN) e Paulo Câmara (PSB-PE).

O governador Renan Filho (MDB-AL) está no exterior e foi representado pelo vice Luciano Barbosa (MDB-AL).

Foram apresentadas ao presidente do Senado 3 demandas que os políticos querem que sejam aprovadas no Congresso Nacional:
-Compartilhamento dos recursos do leilão do pré-sal com os Estados;
-Liberação das verbas do Fundo de Participação do Estados;
-Liberação da securitização das dívidas, que permite às administrações públicas venderem dívidas contraídas por entes privados.

No dia 14 de novembro, Dias foi o único gestor da Região a participar do encontro dos governadores eleitos com Bolsonaro.

Na ocasião ele entregou ao político do PSL 1 documento que demandava esforços na área de segurança pública e em obras como a Transposição do Rio São Francisco e a ferrovia Transnordestina.

No dia 12 de dezembro está marcada uma nova reunião dos 27 governadores eleitos para tratar sobre segurança, mas sem a presença do presidente eleito. Quem o representará é o futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro.

A governadora eleita Fátima Bezerra (PT-RN) apresentou demandas de segurança pública que os governadores da região Nordeste apresentarão ao futuro ministro da Justiça, Sérgio Moro:
-Implementação do Sistema Único de Segurança Pública
-Descontingenciamento do Fundo Nacional de Segurança Pública e Fundo Nacional do Sistema Penitenciário

Além de Moro, Fátima afirmou que espera a presença do atual ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.

Eis a íntegra da carta elaborada no encontro:

CARTA DOS GOVERNADORES DO NORDESTE

Exmo Presidente Eleito Jair Bolsonaro, Os Governadores do Nordeste vêm solicitar uma audiência com V.Exa. para tratar prioritariamente acerca dos seguintes itens:

1. Retomada urgente de obras federais no Nordeste, visando ao crescimento econômico e à geração de empregos, com especial destaque para obras rodoviárias, de segurança hídrica e habitacional;

2. Celebração de um Pacto Nacional pela Segurança Pública, em que o Governo Federal assuma a coordenação e a execução de ações concretas no combate à criminalidade interestadual, a exemplo de assaltos a bancos, tráfico de armas e explosivos, atuação de facções criminosas, etc;

3. A viabilização de fontes financeiras para reequilíbrio do pacto federativo, uma vez que Estados e Municípios sofreram drasticamente com a recessão econômica que deteriorou FPE e FPM. Nesse sentido, importante pautar a Reforma Tributária que corrija distorções, como a tributação de bancos e de rendas do capital;

4. Desbloqueio das operações de créditos dos Estados, para viabilização de investimentos e pagamentos de precatórios judiciais;

5. Debate acerca da prorrogação e ampliação da participação financeira da União e no FUNDEB (Novo FUNDEB);

6. Preocupação com o vazio assistencial que pode se produzir nos Municípios, com a diminuição do contingente de profissionais do Programa Mais Médicos, sendo fundamental a imediata recomposição e ampliação do citado Programa.

Ratificamos os nossos cumprimentos pela vitória eleitoral de V. Exa., registrando que estamos totalmente comprometidos com a luta por bons destinos para a nossa Pátria e à disposição para o diálogo e o entendimento nacional.Poder360

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee