Pages

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

VEJA QUEM SÃO OS POLÍTICOS COM MAIOR CONTROLE DOS VOTOS EM SEUS REDUTOS ELEITORAIS NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 15, 2018   Sem Comentários


Em diversos municípios, um único candidato desbancou centenas de adversários e obteve vitórias esmagadoras com mais de 60% da votação.
 
Maior vencedor foi herdeiro de Wellington Landim, com 75% dos votos em Brejo Santo.Os cerca de 33 mil eleitores de Brejo Santo, município do Cariri, tinham quase 600 opções de deputados estaduais para escolher no último dia 5 de outubro. 

Mesmo com tamanha diversidade, mais de 19,1 mil – três a cada quatro – resolveu renovar voto de confiança à tradicional família Landim para alçar o médico Guilherme Landim (PDT) à Assembleia.

Eleito com mais de 75% dos votos de Brejo Santo, Landim chegou quase à mesma proporção da vitória folgada de Camilo Santana (PT) no Estado, com 79,96%. Camilo, no entanto, disputava a preferência do eleitor com bloco de 24 partidos e contra outros quatro candidatos. Sozinho no município, Guilherme concorria com 596.

Mais do que a eleição do médico em si, a vitória esmagadora no município representa sucessão de dinastia aprofundada pelo pai de Guilherme, o ex-deputado Wellington Landim, em Brejo Santo. 

Falecido em 2015, Wellington venceu no município em 2014 com mais de 63% dos votos. Com a morte do deputado, o controle sobre os votos aumentou ainda mais.

Nem mesmo o candidato à Presidência apoiado por Landim, Ciro Gomes (PDT), conseguiu repetir o controle exercido pelo deputado: Rachando com a candidatura de Fernando Haddad (PT), Ciro acabou com 40,95% dos votos na região. Candidato a deputado federal apoiado por Guilherme e em disputa com 264, Antonio Balhmann (PDT) conseguiu 12,3 mil votos (51%). 

A informação tem base em levantamento do O POVO Dados nos resultados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além de Brejo Santo, Guilherme também conseguiu mais de 50% dos votos de outros dois municípios da região, Jati e Porteiras.

Câmara dos Deputados 

Na disputa por vagas na Câmara dos Deputados, maior hegemonia foi a de Genecias Noronha (SD) em Parambu, onde o parlamentar mantém vitórias expressivas há vários anos. No município, o deputado esmagou os outros 264 oponentes com 68,50% dos votos válidos. Em 2014, ele conseguiu índice ainda maior, de 76,3%

Controle de Genecias sobre o município se reflete também na disputa pela Assembleia, onde a sua esposa, Aderlânia Noronha (SD), foi reeleita para novo mandato com 62,53% dos votos válidos.

A manutenção das dinastias não é, no entanto, regra absoluta no Ceará, com diversos líderes tradicionais tendo perdido espaço na disputa deste ano.CARLOS MAZZA/OPOVO

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee