Pages

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

APOIADORES DE BOLSONARO ATACAM NORDESTE APÓS ELEIÇÃO E FALAM EM SEPARAÇÃO

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, outubro 08, 2018   Sem Comentários

Região foi a única que não deu vitória para o ex-militar.
A polarização entre eleitores que tomou conta do Brasil elegeu um novo alvo após o resultado do primeiro turno da eleição presidencial deste domingo (07) ser conhecido: o Nordeste.

A região foi a única onde o líder da votação não foi o ex-capitão Jair Bolsonaro (PSL), que ficou na frente nos demais cinco estados do Brasil: Centro-Oeste, Norte, Sudeste e Sul.

Em seu discurso após a definição de um segundo turno, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) pregou a união do povo. Especialmente entre sulistas e nordestinos. Faltou, no entanto, combinar com alguns de seus apoiadores. Em grupos de WhatsApp e do Facebook, além de postagens em outras redes sociais como Twitter, apoiadores do capitão reformado criticam o Nordeste com mensagens xenófobas.

Parte das postagens acusam os nordestinos de serem dependentes de bolsa família. Além disso, estão sendo criticados por irem aos estados do Sul e Sudeste em busca de emprego, após votarem no PT. Mensagens separatistas também são recorrentes. Em grupos de Facebook, eleitores mais comedidos tentam fazer o movimento contrário para mostrar união. As mensagens raivosas, contudo, continuam aparecendo.

No Twitter, por exemplo, o Nordeste alcançou o status de segundo assunto mais comentado na noite do dia 7. Muitas postagens são de opositores de Bolsonaro, pedindo respeito aos nordestinos.

O candidato do PT, Fernando Haddad, superou Bolsonaro em praticamente todos os estados nordestinos: em Alagoas (com 44,75% dos votos válidos), na Bahia (60,28%), no Maranhão (61,26%), na Paraíba (45,46%), em Pernambuco (48,87%), no Piauí (63,40%), no Rio Grande do Norte (41,19%), e em Sergipe (50,09%).

No Ceará, o ex-governador do estado, Ciro Gomes (PDT), foi o mais votado, com 40,95% dos votos válidos, seguido por Haddad (33,12%). Bolsonaro ficou em terceiro lugar (21,74%).

Entre os eleitores de Haddad e Ciro, muitos proclamavam "orgulho de ser nordestino" nas redes sociais, enquanto os de outros estados agradeciam aos nordestinos por contribuirem decisivamente para que Bolsonaro não fosse eleito no primeiro turno.

Já entre os apoiadores do candidato do PSL, alguns chegaram a pedir que o Nordeste se separasse do restante do país, e outros chamaram os nordestinos de "burros". Alguns eleitores do ex-capitão, contudo, criticaram os ataques ao Nordeste, argumentando que isso fará com que Bolsonaro perca votos na região.

O Pará, que fica na região Norte, também foi criticado por ter colocado Haddad em primeiro lugar, com 41,39% dos votos.
Bolsonaro, que obteve 46,03% dos votos em todo o país, e Haddad (29,28%) vão se enfrentar agora no segundo turno, marcado para 28 de outubro.
PORTALTERRA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee