Pages

sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

CEARÁ TEM 21 CIDADES COM ÁGUA GARANTIDA SÓ ATÉ O FIM DESTE MÊS,DIZ SECRETARIA

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, janeiro 05, 2018   Sem Comentários

Outros 18 municípios têm abastecimento garantido até fevereiro, caso não chova, de acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos.

O Ceará tem 21 municípios com alto risco de sofrer colapso de água caso não chova. Nessas cidades, os reservatórios têm água garantida para abastecer a população até o fim deste mês, segundo a Secretaria de Recursos Hídricos. Outras 18 cidades têm água até o fim de fevereiro. (Confira no mapa abaixo a situação de cada cidade)

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5) pelo Grupo de Contingência, durante a primeira reunião do ano sobre o balanço da situação de abastecimento dos municípios cearenses.

O balanço também mostra que outros 31 municípios encontram-se em situação de "alerta", visto que só possuem garantia de água até o período entre março e abril, quando deverá ter início a quadra chuvosa deste ano.

Grande Fortaleza sem risco
Situação de abastecimento de água nas cidades do Ceará
Número de cidades por situação
Criticidade alta (água garantida até janeiro): 21Criticidade média (água garantida até fevereiro): 18Alerta: 31Sem risco de desabastecimento: 105
Fonte: Secretaria de Recursos Hídricos
As outras 105 cidades, somadas às nove abastecidas pelo sistema integrado da Região Metropolitana de Fortaleza, encontram-se sem risco de desabastecimento ou operando a partir de ações decididas pelo Grupo de Contingência.

A segurança hídrica dos municípios cearenses é atribuída aos esforços empreendidos pelo Governo do Ceará em ações emergenciais, como instalação de poços e chafarizes e a busca por fontes alternativas de abastecimento.

Conforme o Grupo de Contingência, soluções emergenciais foram adotadas como escavações de ‘poços de Jacó’ e o fornecimento de água tratada através de carros-pipa, construção de Adutoras de Montagem Rápida (AMR´s), além da utilização de ponteiras de rebaixamento de lençol freático com a finalidade de captar toda a água disponível para tratamento e distribuição.


Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee