Pages

terça-feira, 5 de dezembro de 2017

CUT: GOVERNO TEMER ACABA COM A APOSENTADORIA DO ASSALARIADO RURAL

Por ipuemfoco   Postado  terça-feira, dezembro 05, 2017   Sem Comentários


A proposta de Reforma da Previdência do governo Michel Temer exclui completamente os trabalhadores e trabalhadoras assalariados rurais e os agricultores familiares

da cobertura previdenciária, diz a Central Única dos Trabalhadores (CUT). Para a central sindical, as mudanças previstas praticamente selam o fim do sistema de proteção diferenciado aos trabalhadores rurais até então assegurado na Constituição Federal.

Se a nova proposta for aprovada, os trabalhadores rurais assalariados, que ingressam mais cedo no mercado de trabalho, enfrentam condições adversas no campo, muitas vezes insalubres e penosas, e convivem com o drama da alta informalidade, terão de contribuir, no mínimo, durante 15 anos e se aposentar aos 65 anos no caso dos homens e 62 anos, das mulheres, para receber 60% da média de todas as suas contribuições. As regras são iguais aos trabalhadores da iniciativa privada.

"Temer rouba dos pobres para dar aos ricos" afirma Antonio Lucas, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Assalariados e Assalariadas Rurais (Contar); Segundo ele, a proposta em tramitação "não dificulta o acesso dos rurais, mas exclui o assalariado rural do direito à aposentadoria". "É bom lembrar que, no Brasil, os assalariados rurais são os trabalhadores que convivem com a realidade do trabalho análogo à escravidão, com a alta informalidade e ingressam mais cedo no mercado de trabalho", diz Lucas

Estudo da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), do Dieese e da Associação Nacional dos Auditores da Receita Federal (Anfip), confirmam as afirmações do dirigente: o trabalhador rural assalariado ingressa no mercado de trabalho antes dos 14 anos. Entre os homens, esse percentual é de 78%, e entre as mulheres, 70%. No meio urbano esses dados são de 46% e 34%, respectivamente.

Segundo o assessor técnico da Contar, Carlos Eduardo, 54% dos contratos de trabalho duram menos do que seis meses. "Se já é difícil o assalariado rural comprovar tempo de trabalho por causa da alta informalidade, imagina este mesmo trabalhador ter de se aposentar com 65 anos. Tem estado em que a expectativa de vida do trabalhador rural não chega a 60 anos", comenta.

Conforme levantamento do Dieese com base nos dados do IBGE, a informalidade entre os trabalhadores rurais assalariados chega a 60%. Como a maior parte deles está na condição de informal, sem nenhuma proteção trabalhista, a média de contribuintes para a Previdência na categoria é de apenas 43,6%. Isso significa que, a cada 10 trabalhadores rurais, somente quatro contribuem. Se considerar apenas os informais, o número despenca: apenas 5,1% recolhem à Previdência.

O presidente da Contar, Antonio Lucas, destaca a propaganda enganosa do governo ao esclarecer que, ao manter inalterado apenas o artigo 195 da Constituição, só os agricultores familiares poderão se aposentar antes – aos 60 anos os homens e aos 55, as mulheres. Em contrapartida, o governo alterou a forma de contribuição dos agricultores, "o que também inviabilizará a aposentadorias dessa parcela de trabalhadores rurais", afirma.*Com informações da CUT/247

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee