Pages

quarta-feira, 31 de maio de 2017

CEARÁ USA MÁQUINA E TÉCNICAS DE EXTRAÇÃO DE PETRÓLEO PARA CAPTAR ÁGUA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, maio 31, 2017   Sem Comentários


Técnica foi utilizada no Brasil pela primeira vez nesta quarta-feira em Cumbuco, na Grande Fortaleza.

Em busca de água no subsolo para amenizar os efeitos da seca, o estado do Ceará iniciou nesta quarta-feira (31) o uso pioneiro de técnicas de extração de petróleo para captação de água. Os poços escavados com o equipamento petrolífero são horizontais, diferente das fontes convencionais de água. 

Para isso, os especialistas estão adaptando a técnica às condições do solo arenoso para possibilitar o aproveitamento do aquífero Dunas/Cumbuco, na Grande Fortaleza.

O governador do Ceará, Camilo Santana, afirma que a ação faz parte da meta do Governo de alcançar a autonomia no Complexo Industrial e Portuário do Pecém e assegurar o uso exclusivo das águas da bacia metropolitana para a população da capital e de proximidades.

"Essa é mais uma das ações de segurança hídrica e é importante dizer que se trata de uma ação pioneira no Brasil. Pela primeira vez se utiliza essa metodologia para perfuração de poços. Geralmente ele é feito vertical, agora são dois poços na horizontal", explica o governador.

A perfuração de poços horizontais tem expectativa de vazão de 200 por segundo para abastecer a Região Metropolitana de Fortaleza. A iniciativa tem investimento total de R$ 7,2 milhões. Ao todo, serão dois poços, de 500 metros cada. A previsão de entrega é setembro deste ano.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee