Pages

sexta-feira, 17 de março de 2017

PRIMEIRO PRESO DA LAVA JATO VOLTA AO POSTO AONDE TUDO COMEÇOU

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, março 17, 2017   Sem Comentários

Primeiro preso da operação Lava Jato, que completa 3 anos nesta sexta-feira (16), o empresário Carlos Habib Chater
voltou a Brasília para cuidar de perto do Posto da Torre, que deu origem e nome à investigação. Cumprindo pena em regime aberto, ele afirmou ao G1 que não teme novas prisões.

“Já achei que a minha primeira [prisão] não foi muito dentro da lei. Ter uma segunda ou uma terceira não me surpreenderia. No Brasil, tudo é possível”.

O posto de gasolina está localizado no Setor Hoteleiro Sul, em uma das regiões mais nobres da capital federal. A movimentação intensa de carros prova que o estabelecimento funciona bem, sem o mesmo impacto destrutivo causado pela Lava Jato em outras empresas envolvidas no esquema de corrupção da Petrobras.

São 16 bombas de combustível, quatro lojas e dezenas de funcionários que se dividem para atender cerca de 3,5 mil clientes diários. Além de frentistas e seguranças, um grupo responsável é só por atrair novos clientes na rua. “O posto que mais vende no país”, diz um letreiro luminoso.

Segundo o Ministério Público, era ali onde ocorriam boa parte das negociatas e dos acordos que deram origem à Lava Jato. Além de encher o tanque dos carros oficiais, os políticos do Congresso Nacional iam ali para abastecer os cofres com propina da Petrobras.

De volta ao trabalho

Condenado a 5 anos e 6 meses de detenção, o dono do lugar foi considerado culpado por lavagem de dinheiro, associação ao tráfico e pelo repasse de propina a políticos. Chater passou quase três anos preso no Paraná antes de ir para o regime aberto.

Desde outubro, ele voltou a ser visto no posto de gasolina do qual é dono. “Vou lá diariamente. É o meu trabalho. [O posto] Só continua próspero porque é fruto de muito esforço”, disse o empresário ao G1 por telefone.

“A minha vida inteira foi de muito trabalho de sol a sol, apesar de a opinião púbica não acreditar.”

“É um homem simpático. Cumprimenta os funcionários, fala com todo mundo”, disse um taxista que não quis se identificar. “Quando ele foi preso, as coisas mudaram um pouco, mas tudo já voltou ao normal”, contou um funcionário sob condição de anonimato.

Lava Jato com cerveja

O posto é também um "point" para turistas que se hospedam nos hotéis, e endereço certo para o happy–hour de executivos que trabalham nos inúmeros centros empresariais que cercam o local. De quarta a sexta, a partir das 18h, o estabelecimento oferece até música ao vivo.

“Foi meu pai quem me disse que era esse [o ‘Posto da Lava Jato’, novo apelido do endereço na cidade]. É a cerveja mais próxima do trabalho, por isso eu venho sempre depois do expediente”, disse o assistente de qualidade Eduardo Moura, de 28 anos.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee