Pages

sábado, 18 de março de 2017

MERCADO DE FORTALEZA AINDA NÃO SENTIU EFEITOS DA OPERAÇÃO CARNE FRACA

Por ipuemfoco   Postado  sábado, março 18, 2017   Sem Comentários


A operação da Polícia Federal, denominada Carne Fraca, coloca em dúvida a qualidade dos produtos vendidos por duas gigantes brasileiras do setor de carnes: JBS, dona das marcas Friboi Seara e Big Frango, e a BRF, dona da Sadia e Perdigão.

Mas a notícia de que as empresas pagavam propina para vender carnes vencidas ou adulteradas com produtos químicos — o que tanto a JBS quanto a BRF negaram — ainda não afetou o consumo. Nos supermercados alguns nem sabem o que aconteceu, outros estão desconfiados.

O presidente da Associação Cearense de Supermercados (Acesu), Gerardo Vieira Albuquerque, disse ontem a noite que não tinha conhecimento de qualquer alteração por causa da operação. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes do Ceará (Sindicarnes-CE), Everton da Silva, destacou que a carne consumida no Estado, 95% é importada de outros estados, vem das regiões do Pará, Tocantins, Maranhão e Goiás onde os frigoríficos não teriam sido atingidos. Foram interditados frigoríficos em Santa Catarina e no Paraná. “A gente está muito tranquilo porque a carne é toda inspecionada”, completa.

Ele diz que não acredita que haverá redução de consumo de carne. “E se tiver não vai atingir o Nordeste”, avalia. A carne bovina está está no período de safra, que vai de janeiro a julho, e os preços estão estáveis.

A engenheira de Alimentos Flayanna Gouveia Braga Dias, diz que é díficil saber se a carne contaminada dos frigoríficos do Sul foi distribuída também no Ceará. “Essas grandes empresas têm vários centros de distribuição. “Na verdade, as carnes que são distribuídas em todo o País, são “teoricamente” inspecionadas. Mas com a descoberta dessa quadrilha também não dá para saber até onde ela foi fiscalizada como determina a legislação”, completa, ressaltando que o risco maior é de contaminação por salmonela.

A especialista acredita que a queda de consumo dos produtos dessas empresas vai depender da divulgação, da visibilidade que for dada. Ela lembra de outros fraudes descobertas no Sul como a soda caústica adicionada ao leite e detergente num suco de frutas.

É cedo

Analistas do setor pecuário e de grãos consideram cedo para medir as consequências da Operação Carne Fraca, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira. Para a analista Daniele Siqueira, da consultoria AgRural, a notícia é muito recente e ainda é muito cedo para avaliar seus efeitos sobre os preços dos grãos.
 “Hoje não teve efeito sobre o mercado de soja. Claro que fica o receio: se houver uma reação dos consumidores do mercado interno e externo contra a carne brasileira, isso pode gerar uma reação na demanda tanto de soja quanto farelo”, apontou a analista. Daniele ressaltou, entretanto, que a expectativa é de que o problema seja resolvido rapidamente e que o impacto não deve ser significativo sobre a cotação da soja. “Se tiver uma reação do consumidor, ela deve ser temporária. Não deve existir uma queda de grande do consumo.” (com Agências)

Ministério afasta 33 servidores


O secretário executivo do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Eumar Novaki, disse ontem que as fraudes no processamento de carnes por algumas das maiores empesas do ramo alimentício do País, identificadas pela Operação Carne Fraca, são um “fato isolado” e que os consumidores podem “ficar tranquilos”. Segundo o secretário, 33 servidores do órgão já foram afastados.

Sistema “robusto” e “consolidado”


Mesmo afirmando que os consumidores podem ficar tranquilos quanto à procedência dos produtos, o secretário recomendou que a população fique atenta a possíveis sinais de má conservação. Novaki assegurou que, apesar das irregularidades, o sistema de vigilância sanitária brasileiro é “consolidado”, “robusto” e “aprovado por inspeções internacionais”.(O Povo)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee