Pages

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

PT; SERÁ SITUAÇÃO OU OPOSIÇÃO?

Por ipuemfoco   Postado  segunda-feira, novembro 14, 2016   Sem Comentários


Após derrota nas urnas, o PT pode sofrer outro baque em Fortaleza se não conseguir manter a unidade ao decidir de
qual lado ficará na próxima gestão de Roberto Cláudio (PDT). 

O partido tem membros que defendem continuar na oposição e outros na base do governo na Câmara. O deputado estadual e presidente municipal da sigla, Elmano de Freitas, acredita que não é “coerente” apoiar o prefeito.

“Pela lógica do que nós fizemos na campanha, não podemos ser da base do Roberto Cláudio. O PT deve manter a oposição”, afirmou, em entrevista ao Jogo Político, apresentado ontem pelo editor-adjunto do núcleo de Conjuntura do O POVO, Ítalo Coriolano. 

O programa foi ao ar na noite de ontem e será reprisado hoje na TV Assembleia, às 22 horas, e também na próxima quarta-feira, 16, na TV O POVO, às 11 horas, e na TV Fortaleza, às 22 horas.

A opinião de Elmano não é a mesma do vereador Acrísio Sena, um dos dois representantes eleitos do PT na Câmara no próximo mandato. Para ele, “a tese de oposição é inadequada” e a legenda deve discutir isso “o quanto antes”.

“O protagonismo da oposição não é mais do PT, até porque nós vamos nos preparar para uma disputa em que o PDT é nosso aliado em 2018”, argumentou. 

Para Elmano, a questão nacional é “outra realidade” e o PT deve ficar na oposição “ao mesmo tempo que no plano nacional vai lutar contra o neoliberalismo do governo de Michel Temer (PMDB) junto com parte do PDT”, disse.

Unidade

De um lado, Elmano acredita que, como a oposição da nova Câmara “não é de esquerda”, o PT tem que estar desse lado porque “se ele não fizer oposição, ninguém vai fazer”. De outro, Acrísio afirma que não vai sentar “para debater oposição com os partidos que patrocinaram o golpe no Brasil”.

As posições de cada um dos membros, sem uma decisão partidária, preocupa o deputado federal José Guimarães. Ele diz que está “mais preocupado com a unidade do PT” e que ele tem que “sentar e discutir, e não tomar decisões individuais”

Segundo Elmano, essa discussão deve ser feita até o mês de março do próximo ano, quando o partido vai se encontrar para conversar sobre cenário nacional e mudar as direções da sigla.

Sobre as especulações de que Camilo Santana (PT) poderia deixar o PT, Elmano acredita que essa decisão não deve ter tomada agora pelo governador. “Vai depender da política nacional, acho que ele vai aguardar e tomar a decisão na hora certa”, analisou. 

Para ele, caso Lula se candidate à Presidência da República em 2018 e o ex-governador Ciro Gomes (PDT) também, Camilo terá de decidir se vai sair. “Acho que ele tem uma grande dúvida entre o Lula e uma candidatura do Ciro Gomes”.

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee