Pages

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

''PÓS-VERDADE'' É ELEITA A PALAVRA DO ANO PELO DICIONÁRIO OXFORD

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, novembro 16, 2016   Sem Comentários


A Palavra do ano de 2016, segundo o Dicionário Oxford, é 'pós-verdade'. 
Segundo o próprio dicionário britânico, o verbete significa "relativo a ou que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelos à emoção ou à crença pessoal".

Todos os anos, a editora de dicionários da instituição britânica elege a palavra que, naqueles meses, atraiu um grande interesse. As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural".

Depois de pelo menos quatro anos elegendo palavras que se tornaram comuns dentro da cultura – principalmente digital – da população anglófoca, nesta edição a palavra do ano tem uma conotação política. 

O termo ganhou popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, vencida pelo republicano Donald Trump, ambas marcadas pela disseminação de notícias falsas nas mídias sociais e de mentiras por candidatos ou figuras-chave de campanha.

No ano passado, a palavra do ano não foi uma palavra, mas um emoji. Já em 2014, a palavra do ano foi "vape", uma abreviação do substantivo "vapor" ou do verbo "vaporizar", muito usado entre fumantes que adotaram o "cigarro eletrônico" para largar a dependência da nicotina. 

Em 2013, a palavra do ano voltou a contemplar em cheio a cultura da internet: "selfie" ficou com o troféu. Já no ano anterior, quem levou o maior número de votos nos Estados Unidos foi a palavra "GIF".

As palavras finalistas de 2016
• Adulting - Prática de se comportar como adulto responsável, especialmente para executar tarefas mundanas, mas necessárias.

• Alt-right - usada para descrever um grupo nos EUA que se autodenomina "direita alternativa", que apoiou Donald Trump e é acusado de racismo e antissemitismo.

• Brexiteer - que foi a favor ou fez campanha pela saída do Reino Unido da União Europeia.

• Chatbot - programa de computador projetado para simular conversas com usuários humanos, especialmente através da internet.

• Coulrofobia - medo extremo de palhaços.

• Glass cliff (penhasco de vidro) - termo usado como referência a uma situação em que uma mulher ou membro de um grupo minoritário ascende a uma posição de liderança em circunstâncias desafiadoras onde o risco de fracasso é alto.

• Hygge - uma qualidade ligada a uma atmosfera aconchegante e um convívio agradável ligada a uma sensação de bem-estar típica da cultura dinamarquesa

• Latinx - pessoa de origem ou ascendência latino-americana; usada como alternativa não-binária de gênero para se referir, ao mesmo tempo, a latinos e latinas.

• Woke (Desperta) - Usada originalmente por afro-americanos para se referir a ficar alerta para injustiças sociais, especialmente racismo.
G1

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee