Pages

sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CEARÁ DEVE RECEBER R$ 1,5 BILHÃO DA UNIÃO REFERENTE A DIFERENÇA NÃO REPASSADA DO ANTIGO FUNDEF

Por ipuemfoco   Postado  sexta-feira, novembro 18, 2016   Sem Comentários

O Estado do Ceará deverá receber da União cerca de R$ 1,5 bilhão referente a diferenças nos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental
e de Valorização do Magistério (Fundef) devidas ao Estado entre os anos de 1998 a 2003, incluindo juros e correção monetária. A Ação Civil Ordinária (ACO), que tramitava no Supremo Tribunal Federal (STF) desde 2004, foi julgada procedente pela Suprema Corte nesta semana.

Na decisão, a Corte entendeu que a União deve adotar os valores reais do custo individual por aluno, apurado nacionalmente, de acordo com a Lei nº 9424/96. O Estado afirmou na ação, que a União fixou o valor mínimo por decreto, de forma equivocada, o que acarretou na complementação a menor dos recursos, ou a não-complementação.

O Estado argumentou, ainda, ser inconstitucional a modificação instituída pelo Decreto nº 2264/97 – norma que regulamentou os critérios da complementação assegurada pela União ao Fundef -, o qual teria ultrapassado os parâmetros previstos na Lei 9.424/96 ao dispor sobre a base de cálculo da complementação.

O Estado justificou que a medida é essencial, “face ao atual quadro de dificuldades financeiras pelo qual passa”. Diz ainda que, sem o correto e legal cumprimento pela União Federal de suas obrigações, acarretam-se sérios danos à economia do Estado e à ordem econômica e social, “em detrimento dos direitos dos cidadãos ao recebimento de serviços públicos fundamentais”.

Recentemente, o procurador-geral do Estado, Juvêncio Viana, havia tratado do processo com o Ministro Edson Fachin, que foi o relator da ação, tendo reforçado a importância do caso para o Estado do Ceará e a existência de jurisprudência consolidada sobre o tema.

O Fundef vigorou até 2006, quando foi substituído pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), atualmente em vigor.
CEARÁAGORA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee