Pages

domingo, 20 de novembro de 2016

CAMILO SANTANA ESTUDA CONSTRUIR USINA DE DESSALINIZAÇÃO NO CEARÁ

Por ipuemfoco   Postado  domingo, novembro 20, 2016   Sem Comentários


O Governo do Ceará pretende construir na área do Mucuripe, em Fortaleza, uma usina de dessalinização da água do mar.

Esta informação foi transmitida ao blog pelo secretário de Recursos Hídricos, Francisco José Teixeira, ex-ministro da Integração Nacional, que acrescentou estarem os técnicos de sua pasta debruçados na elaboração de um plano que, definitivamente, assegura à capital do Estado e à sua Região Metropolitana oferta permanente de água potável.

A usina dessalinizadora teria porte pequeno, com capacidade para produzir apenas 1 m³ de água,volume que seria injetado diretamente, como reforço, na rede de distribuição da Cagece .

O secretário Francisco Teixeira também informou que o plano estratégico que está em elaboração começará a ser executado no médio prazo. Assim, a construção da usina de dessalinização da água do mar, no Mucuripe, começaria no segundo semestre do próximo ano, ou antes disso, dependendo de como se dará sua viabilidade financeira.

A usina servirá de teste para um projeto maior no futuro, se ficar provado que investir na dessalização da água marinha terá retorno financeiro capaz de atrair empresas particulares para uma Parceria Público Privada (PPP).

Para o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, a Secretaria de Recursos Hídricos, por instrução do governador Camilo Santana, acelera o projeto de reutilizar e transferir para o CIPP a água que hoje a Estação de Tratamento de Esgoto da Cagece, na Avenida Beira Mar, joga no oceano por meio do emissário submarino.

Essa água será transferida, por uma adutora de modelo ainda não definido (poderá ser enterrada ou não, dependendo da urgência da situação), para as indústrias do Complexo do Pecém. É uma água para reúso pelas unidades industriais do CIPP, não sendo, pois, potável
. (Blog do Egídio Serpa)

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee