Pages

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL INVESTIGA FALHA QUE LEVOU CAIXA A TER ROMBO DE R$ 1 BILHÃO

Por ipuemfoco   Postado  quinta-feira, outubro 27, 2016   Sem Comentários


O segundo maior banco público do país permitiu que corretoras comercializassem títulos “podres” assegurados a valores muito acima do mercado.

O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro investiga um erro no sistema de informática da Caixa Econômica Federal que pode ter levado o segundo maior banco público do país a ter um prejuízo de 1 bilhão de reais.

De acordo com reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, a falha no sistema entre setembro de 2008 e agosto de 2009, permitiu que corretoras comercializassem títulos de difícil recebimento, chamados de “podres” no jargão econômico. A Caixa os assegurava por valores muito acima do mercado.

Na época, o atual secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do governo Michel Temer, Moreira Franco, era vice-presidente de Loterias e Fundos de Governo. Descoberto o erro, publicado pela reportagem do jornal Folha de S.Paulo em 2011, compradores entraram na Justiça contra o banco para cobrar o prejuízo.

Em entrevista a O Estado de S. Paulo em setembro, o deputado cassado Eduardo Cunha sugeriu o envolvimento de Franco no caso. “Na época do Moreira (na Caixa) foi títulos do Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS). Uma parte foi vendida para a Postalis (fundo de previdência dos funcionários dos Correios). Isso deu um prejuízo para a Postalis que não tem tamanho”, disse Cunha.

Franco informou que a Caixa, ao saber do problema, corrigiu o registro. Por meio de sua assessoria, o atual secretário executivo do PPI disse que, à época, o banco apresentou queixa-crime aos órgãos responsáveis por investigar o caso.

Depois de abrir processo interno para apurar o ocorrido, a Caixa concluiu que a falha ocorreu em uma empresa de informática terceirizada.
VEJA

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee