Pages

sábado, 29 de outubro de 2016

DEBATE; ROBERTO CLÁUDIO E CAPITÃO WAGNER

Por ipuemfoco   Postado  sábado, outubro 29, 2016   Sem Comentários


Os dois candidatos à Prefeitura de Fortaleza que estão no segundo turno participaram na noite desta sexta-feira (28) de debate na TV Verdes Mares. 
Durante 1 hora e 15 minutos, Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR) trocaram acusações e apresentaram propostas para áreas como saúde, abastecimento de água, trânsito, emprego e educação. 

Mediado pelo jornalista Luiz Esteves, o debate foi realizado nos estúdios da TV Verdes Mares.

O debate foi em três blocos. O primeiro e o terceiro blocos foram de temas livres. Os candidatos fizeram perguntas sobre assuntos gerais. No segundo bloco, os temas foram determinados por sorteio. Os candidatos tiveram trinta segundos para a pergunta. 

Um minuto e trinta segundos para resposta. Um minuto para réplica e quarenta e cinco segundos para a tréplica. Em cada bloco, cada candidato fez duas perguntas e responderam outras duas. No fim do terceiro bloco, os candidatos fizeram suas considerações finais.

No primeiro bloco, Roberto Cláudio abriu o debate perguntando a Capitão Wagner quais as propostas para agilizar o transporte público. O candidato do PR respondeu afirmou que iria apoiar a utilização do Uber e aplicativos de transportes particulares pagos. Ele afirmou também que pretende reforçar a frota de ônibus para reduzir o tempo de espera nas paradas de ônibus. 

Capitão Wagner também levantou suspeitas sobre a relação de Roberto Cláudio com um empresário preso na operação Lava Jato, em julho. Segundo Capitão Wagner, a prefeitura fez contratos milionários com o suspeito. Roberto Cláudio diz que, contra ele, não há processos e não "há um escândalo" que o condene. 

Para Roberto Cláudio levantar suspeitas sobre o assunto é "ataque do adversário" que o levou a condenações na Justiça Eleitoral. "Diferente de mim, o Capitão Wagner tem dois processos criminais", disse Roberto Cláudio.

Capitão Wagner questionou sobre a obra da Academia do Professor, que ele alega não haver obras em andamento. RC afirmou que a obra foi iniciada. O candidato do PDT diz que houve uma suspensão da obras, mas que elas já foram retomadas. Roberto Cláudio diz ainda que aumentou o número de matrículas nas escolas públicas e reduziu a evasão escolar.

No segundo bloco, os candidatos fizeram perguntas com base em tema definida por sorteio. Capitão Wagner foi o primeiro a questionar, sobre saúde, e perguntou sobre a lotação em hospitais e falta de remédio nos postos de saúde. Roberto Cláudio afirmou que a saúde foi a área que ele mais investiu durante sua gestão. Ele disse ainda que o sistema de informatização dos postos de saúde vai reduzir a falta de medicamentos nas unidade. 

O segundo tema foi sorteado foi abastecimento de água, e Roberto Cláudio destacou que Fortaleza sofre a pior seca das últimas décadas e perguntou sobre as propostas do adversário sobre o tema. 

Capitão Wagner criticou a atual gestão sobre o combate à falta de água; ele relatou que não há trabalho educativo sobre a reutilização da água ou incentivo por parte da prefeitura sobre a economia do recurso.

No terceiro e último bloco, os candidatos voltaram a fazer perguntas com tema livre. Roberto Cláudio questionou Capitão Wagner novamente sobre o emprego. O atual prefeito diz que leis municipais apoiaram a geração de emprego e perguntou ao adversário quais as políticas para atração de grandes empreendimentos. 

Wagner disse que vai gerar isenção de impostos para aumentar a geração de emprego e também educação e cultura. Ele disse que ainda que 70% dos fortalezenses recebem até dois salários mínimos e precisam melhorar a remuneração. 

Capitão Wagner perguntou novamente sobre a "necessidade" do transporte particular individual, como o Uber. Ele questionou por que Roberto Cláudio é contra esse tipo de serviço. Para o candidato do PDT, o Uber é uma empresa que não paga imposto. Ele diz ainda que vai melhorar e qualificar os serviços de táxi na capital cearense. Ele afirmou que há uma média baixa de táxi por pessoa e pretende aumentá-la.

O Capitão Wagner foi o primeiro a fazer as considerações finais; ele utilizou o espaço para pedir voto aos eleitores. "Queria agradecer à TV Verdes Mares e principalmente a Deus por essa luta, que tem sido árdua. Lembrar as passagens da bíblia que diz que Deus não escolhe os capacitados, ele capacita os escolhidos. 

Queria agradecer aos voluntários que têm transformado a cidade em uma festa da democracia, que tem aumentado cada vez mais, sem que haja pagamento pra isso. 'Eu vim de graça" é o que se tem dito Peço que aperte 22 e me dê a oportunidade de ser eleito prefeito."

Em seguida, Roberto Cláudio fez suas considerações finais, dizendo ter feito obras importantes durante sua gestão e que a cidade está "preparada para o futuro". 

"Me entreguei de corpo e alma a essa missão, errei e acertei mas não deixei de tentar. Acertei ao lançar Bilhete Único, areninhas, hospital, posto de saúde das 7h às 7h. Também preparei a cidade para o futuro, com o IJF 2, começarei um eventual segundo governo inaugurando obras. Quero agradecer ao carinho de quem fez uma campanha linda, propositiva. Estou mais maduro e mais apaixonado e peço a oportunidade de ter seu voto, votando 12 nesse domingo"

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee