Pages

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

CIENTISTAS CONCLUEM QUE PERNILONGO COMUM NÃO TRANSMITE VÍRUS ZIKA

Por ipuemfoco   Postado  quarta-feira, setembro 07, 2016   Sem Comentários


Cientistas do Instituto Oswaldo Cruz concluíram que o mosquito do gênero Culex, o pernilongo comum, não transmite o vírus Zika.

A pesquisa, divulgada ao público nesta terça-feira (6), foi coordenada pelo médico veterinário Ricardo Lourenço, do Instituto Oswaldo Cruz, e envolveu um total de 42 pesquisadores.

Em uma primeira fase do estudo, no ano passado, foram coletados em quatro bairros do Rio de Janeiro (RJ) cerca de 1,6 mil mosquitos. Cerca da metade eram do gênero Culex e o restante Aedes aegypti. Os mosquitos foram testados para o vírus Zika e nenhum dos Culex era portador da doença.

Em uma segunda fase, foi criada uma colônia de mosquitos que foram contaminados com sangue contendo vírus Zika. De acordo com Ricardo Lourenço, os insetos foram minuciosamente examinados e não foi identificado o vírus causador do Zika nos pernilongos Culex.

O cientista salientou que o trabalho que descarta a transmissão do Zika pelo pernilongo comum representa um direcionamento importante para as políticas públicas, pois evita desperdício de recursos financeiros e esforços de saúde no combate a esse inseto em particular.
AGÊNCIA BRASIL

Sobre o autor

Adicione aqui uma descrição do dono do blog ou do postador do blog ok

0 comentários:

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
.
Voltar ao topo ↑
RECEBA NOSSAS ATUALIZAÇÕES

© 2013 IpuemFoco - Rádialista Rogério Palhano - Desenvolvido Por - LuizHeenriquee